Os empresários Fernandes Lucena (empresa Sabresul), James Eduardo Bellini (Marcopolo) e Paulo Spanholi (Sul Corte) foram premiados com o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera, na noite de sexta-feira (24), em Caxias do Sul. O Mérito Gigia Bandera destaca histórias de sucesso na indústria na região. O prêmio é entregue desde 1987, pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs).
Franco Cioato (V12 Veículos Especiais) recebeu o troféu Jovem Empreendedor Industrial, enquanto Vanderlei Argenton (AZS Soluções e Tecnologia Ltda) venceu na categoria Projeto Inovador. As duas categorias buscam reconhecer novos talentos na indústria.
De acordo com o presidente da entidade, Ubiratã Rezler, os agraciados representam a força da indústria e que, por meio de seus negócios, mostram que a indústria faz parte do dia a dia das pessoas.
Sobre os agraciados
Fernandes Lucena (Sabresul)
Executivo na empresa Sabresul (sucessora da Eberle Mundial na fabricação de espadas e espadins para as Forças Armadas, para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), formado Mecânico Torneiro pelo Senai, com graduação em Engenharia (Universidade de Caxias do Sul) e pós-graduação em Engenharia de Segurança.
No Senai, aos 12 anos, Lucena iniciou seus estudos em Caxias do Sul. Três anos depois, procurou trabalho na Eberle, uma das empresas que então despontavam. A partir daí, iniciou uma carreira de 60 anos na empresa.
James Bellini (Marcopolo)
Foi CEO da Marcopolo entre 2018 e 2023. Atualmente, preside o Conselho de Administração da companhia. Administrador de empresas formado na UFRGS, assumiu as operações da Marcopolo no período de pandemia e fez a empresa ter um dos melhores resultados de sua história.
Na Marcopolo, candidatou-se para ser representante na Argentina e depois assumiu como gerente de Exportação. Mais tarde, assumiu como conselheiro e, a partir de 2019, como CEO da Marcopolo. Entre as premiações que já recebeu está o reconhecimento da Bloomberg Línea como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina.
Paulo Spanholi (Sul Corte)
É fundador e presidente da Sul Corte Importadora de Ferramentas Ltda, tem formação em Tecnologia em Processos Gerenciais (Universidade de Caxias do Sul). Foi diretor, vice e presidente do Simecs, e recebeu o título de Cidadão Caxiense pela Câmara de Vereadores (2014) e de Empresa Inclusiva (2022).
A história do empresário iniciou no interior de Vacaria, onde nasceu e trabalhou com o pai, marceneiro, até os 18 anos. Buscou na Marcopolo uma oportunidade de trabalho para pagar seus estudos. No começo dos anos 80, trabalhou na empresa Planalto, onde foi vendedor e se encantou com as serras. Foi o primeiro a importar o produto para o Brasil e atualmente, exporta para 30 países.
Troféu Jovem Empreendedor Industrial
Franco Cioato
É diretor da V12 Veículos Especiais (produção de veículos customizados, como motor home e veículos para atendimento em saúde), sócio-diretor da HoterPlast Componentes Plásticos e diretor da Cioato Negócios Imobiliários. É presidente da Associação de Jovens Empresários de Caxias do Sul e sócio do Conedi - Congresso de Empreendedorismo Digital.
Projeto Inovador
Vanderlei Argenton (AZS Soluções e Tecnologia Ltda)
É administrador de empresas e um dos fundadores da AZS Soluções e Tecnologia Ltda, que tem mais de nove anos de mercado oferecendo soluções nos setores de tratamento de superfícies, ambiental e de parafusos. Natural de Alpestre, mora desde os 19 anos em Caxias do Sul, onde se graduou em Administração. Entre os projetos desenvolvidos está o inscrito ao prêmio, de uma linha de tratamento de superfícies para parafusos, voltadas à aviação e que utiliza cádmio e prata.