A rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho apresentaram os trajes oficiais da Festa da Uva de 2024 na manhã deste sábado (25). A divulgação dos novos vestidos contou com um desfile inédito. Pela primeira vez, o trio de soberanas percorreu importantes ruas de Caxias do Sul em um trio elétrico para mostrar à comunidade os modelos, uma forma de aproximação com os moradores e também de convite à população para fazer parte da 34ª edição da festa.
As soberanas saíram do Monumento do Imigrante próximo das 10h. E quem já estava por lá esperando o trio no local era Gilmar Cargnin, 64 anos. Ele, que mora próximo ao Monumento, disse que não sabia do desfile, mas quando notou que a corte da Festa da Uva estava próxima da sua casa, não perdeu a oportunidade de tirar uma foto com elas.
— A gente viu que estava acontecendo. Muito legal. A gente vai todos os anos (na festa). Nós participamos todos os anos direto, há 30, 40 anos — contou.
Ao longo do percurso, muitas pessoas esperavam pelas soberanas nas janelas de prédios ou nas portas de estabelecimentos comerciais. Com os celulares nas mãos, fotos e vídeos eternizaram o momento da passagem das soberanas.
Após sair da BR-116, passar pela Pinheiro Machado, Avenida Itália e Sinimbu, o cortejo da realeza da Festa da Uva parou por cerca de 30 minutos na Praça Dante Alighieri, onde dezenas de pessoas esperavam por Lizandra, Eduarda e Letícia. A pequena Maria Clara Braga, cinco anos, estava ao lado da avó Claudete da Silva Braga. Feliz, com um sorriso no rosto, ela conseguiu subir no trio elétrico para tirar uma foto. A menina contou que gosta muito das soberanas e que espera um dia ser rainha. Assim como Sofia Fagundes Vasconcelos, de seis, que estava ao lado da mãe, Andreia Fagundes.
Após sair da Praça, o cortejo seguiu pela Sinimbu até a Alfredo Chaves, se deslocou até a Vinte de Setembro e seguiu para a Perimetral Norte, passou na frente dos Pavilhões da Festa da Uva, e finalizou percurso na Casa de Pedra.
Os novos vestidos
Os figurinos, que agora acompanham as soberanas em todas as agendas oficiais, foram assinados pela figurinista e pesquisadora Véra Stedile Zattera. Essa é a quarta vez que ela produz os trajes. Os vestidos foram construídos com tecidos nobres e confeccionados pelo atelier Francine e Edite Scariott, com bordados pela Bordatex e rebordados por Marilena Adami.
O modelo da rainha Lizandra Chinali tem inspiração nos vestidos utilizados por Odila Zatti (rainha em 1934) e Helena Robinson (rainha em 1961). Guiado por um corpete, como em roupas tradicionais da Itália Meridional, o traje também recebeu babados de rendas na cor branca e uma sobressaia na cor preta, que apresenta ramos de uvas bordados nas cores cobre e ouro, e rebordados à mão com pedrarias coloridas. O corpete é finalizado por um cinto de metal com uma fivela, remetendo ao brasão utilizado no cartaz da Festa.
— É uma emoção muito grande estar carregando anos de história e anos de tradição. Então, nós estávamos conversando a caminho daqui, que é um momento muito esperado por todo o trio, de revelar seu traje. E a gente quer fazer isso de uma forma bem à nossa cara, de fato percorrer as ruas da nossa cidade nessa manhã, levando a nossa música tema, levando o nosso brasão da festa, vai ser realmente muito marcante nas nossas vidas. E carregando esse traje, então ainda mais — descreveu a rainha Lizandra.
Já os novos modelos das princesas Eduarda e Letícia remetem ao vestido utilizado pela princesa Henriette Vaccari (2000). Além disso, com elementos de cachos de uvas e ramos nas saias, presta homenagem à própria festa e aos imigrantes que iniciaram o plantio da fruta na região. A predominância do laranja remete à luz solar.
A 34ª edição da Festa Nacional da Uva será realizada entre os dias 15 de fevereiro a 3 de março de 2024, no Parque de Eventos da Festa da Uva, com o tema “Caminhos e Lugares”, o evento faz parte das comemorações dos 150 anos da chegada dos italianos à Serra.