Em uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul e UCS Graphene, a Codeca emprestou um veículo da coleta de lixo para ser pintado com tinta feita com grafeno. O caminhão ficou em exposição durante a 2ª Feira Brasileira do Grafeno, que se encerrou nesta semana. Segundo a companhia, este é o primeiro caminhão pintado com o material no Brasil.
O veículo foi pintado pela equipe da chapeação da Codeca, com as tintas fornecidas pela UCS Graphene. Trata-se de um teste para se verificar a durabilidade do produto em um veículo que estará diariamente circulando pelas ruas, seja com chuva ou seja com sol.
Com o fim da feira, na última quarta-feira (14), o caminhão agora fará os trechos normais da coleta de resíduos, quando ficará visível a toda a população, pois circula por vários bairros da cidade. Por isso, foi colocado um adesivo nas laterais com as informações, já que a coloração grafite/cinza é diferente da habitual verde da companhia.
A diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, destacou que a iniciativa é mais um exemplo de inovação da companhia:
– A Codeca é uma empresa do município, que também tem uma cadeira no conselho da Fundação Universidade de Caxias do Sul. Entendemos como oportuna essa parceria de pintar um dos nossos caminhões com tinta contendo grafeno e aproveitando para fazer a divulgação da 2ª Feira do Grafeno. Além disso, essa atividade tem aderência com o nosso planejamento estratégico que prevê a inovação como forma de sustentabilidade da empresa.
Durante o evento, o prefeito Adiló Didomenico e o vice-reitor da UCS, Asdrubal Falavigna, conferiram a pintura, acompanhados pelo professor Diego Piazza da UCS Graphene e do diretor da Codeca, Gabriel Ramos.