Especialistas e representantes de setores econômicos da Serra debateram na noite desta terça-feira (22) o cenário e as novas ideias sobre formação e qualificação de mão de obra. O Painel RBS Notícias ocorreu no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), instituição que já levanta campanha sobre o tema na região.
O salão de eventos no Centro Empresarial recebeu convidados dos dois principais segmentos econômicos da Serra, o vinícola e o metalmecânico. Com mediação do jornalista do Grupo RBS Elói Zorzetto, o painel teve como convidados Lodonha Coimbra Soares, coordenadora do Observatório do Trabalho da UCS; Ricardo Dal Piva, gerente de Operações do Senai de Bento Gonçalves; Daniel Panizzi, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra); e Ubiratã Rezler, presidente do Sindicado das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs).
Durante o debate, os palestrantes identificaram o motivo de faltar mão de obra especializada. Um exemplo citado foi uma possível tendência geracional, em que os jovens escolhem outras áreas antes da indústria. A partir disso, os convidados sugeriram possíveis soluções para aumentar a qualificação, como programas que levem a capacitação a interessados ou quem busca emprego.
— Nós precisamos trabalhar juntos, precisamos criar programas e criar situações em que a gente consiga encontrar os perfis para trabalhar — citou Dal Piva, que lembra do projeto Qualifica Bento em parceria com o CIC, em que trinta profissionais foram formados desde o ano passado.