Este conteúdo integra a coluna Caixa-Forte do jornal Pioneiro, que é produzida interinamente pela jornalista Juliana Bevilaqua
A chuva frequente nas últimas semanas deve se intensificar na primavera quando o El Niño passará a atuar com força no Estado — os ciclones registrados recentemente são comuns no inverno e não estão relacionados diretamente ao fenômeno, segundo o meteorologista Flávio Varone.
Conforme ele, a primavera, que já é chuvosa, tende a ter maior precipitação com possibilidade de tempo severo. A agricultura, como depende das condições climáticas, deverá ser afetada.
— Foram três anos de La Niña, com tempo mais seco, e agora estamos em processo de evolução do El Niño, que pode trazer prejuízos no final da safra de inverno e pode atrasar o início do plantio da safra de verão — diz Varone, que coordena o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos da Secretaria Estadual da Agricultura.
A previsão é que a chuva e umidade, características do El Niño, persistam até o início do próximo ano. Diferentemente dos últimos anos, com estiagem no verão, o próximo tende a ser chuvoso.
RECOMENDAÇÕES
Como a agricultura tende a ser prejudicada, os produtores rurais estão sendo orientados a tomar algumas medidas preventivas para buscar reduzir os riscos de perdas. Manter o filme plástico sempre limpo, com pelo menos duas lavagens ao ano, para aumentar a disponibilidade da radiação solar sobre as folhas é uma delas. A escolha dos fungicidas de acordo com a fase da planta e condições climáticas predominantes também é importante.
— Com essas previsões de chuva, o produtor precisa redobrar a atenção quanto à incidência de doenças. Tem um conjunto de práticas que a gente vem recomendando para amenizar os possíveis riscos de interferência na produtividade dos parreirais. Não temos como dizer se a produção vai ser maior ou menor, mas, com certeza, exige maior atenção e também um custo maior quanto aos tratamentos fitossanitários — destaca Enio Ângelo Todeschini, extensionista e engenheiro agrônomo da Emater regional de Caxias do Sul.
Encontro com produtores
Nesta quinta-feira (13), Enio e Varone estarão em Flores da Cunha para falar sobre o manejo específico das videiras e a perspectiva para a próxima safra da uva.
O evento ocorre a partir das 9h, na agência Agronegócio da Sicredi. À tarde, o encontro será em Farroupilha, às 14h, na agência Agro da Sicredi.