Por volta das 7h desta quinta-feira (13), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou vento de 96,7 km/h em Cambará do Sul. A região teve registros de destelhamentos e também quedas de árvores que, além de obstruir vias, atingiram residências.
Em Caxias do Sul, uma árvore de grande porte caiu na Rua Vinte de Setembro, próximo ao cruzamento com a Rua Andrade Neves. Outra árvore caiu na Rua Andrade Neves, entre as ruas Santos Dumont e Plácido de Castro.
Os cortes ainda eram realizados por volta das 8h, horário no qual os bombeiros já tinham recebido cerca de 30 chamados para atendimento a quedas de árvore na cidade. Segundo a equipe, os casos que apenas obstruíram vias, sem feridos, triplicaram nas primeiras horas da manhã em relação à madrugada.
Somente em Canela foram três casas destelhadas no final da madrugada. Os chamados começaram a chegar aos bombeiros a partir das 4h30min. Duas casas atingidas ficam no bairro Eugênio Ferreira e outro caso foi registrado no bairro Canelinha. Em todos os casos os bombeiros forneceram lona e orientaram os moradores a se abrigarem temporariamente em outro local.
Em Nova Petrópolis um casal de idosos precisou deixar a casa onde residem, na área central da cidade, após ela ter metade do telhado arrancado pelo vento. Segundo os bombeiros, a moradia fica entre dois prédios, o que pode ter formado a rajada que atingiu a casa na madrugada. Na quarta-feira (12) o vento já havia derrubado cinco árvores de grande porte na cidade. Uma queda de barreira no bairro Piá ainda deixa o trânsito em meia pista na Rua da Usina nesta manhã.
Uma casa de madeira, de apenas dois cômodos, ficou destruída após ser atingida por uma árvore de médio porte, nesta madrugada, em Bento Gonçalves. Segundo o Inmet, os ventos chegaram a 81 km/h às 3h na cidade serrana. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros por volta das 5h na Rua Ivan Copat, bairro Vila Nova II. Ninguém se feriu.
Em Farroupilha, os órgãos estão mobilizados para reparar os estragos. Foram registrados queda de árvore e de barreiras, além de queda de muro de uma casa, nas ruas São Vicente e São Gabriel, no bairro Cinquentenário. No centro, uma árvore de grande porte caiu na esquina da Rua Júlio de Castilhos com a Rua da República. Na queda, a planta acabou atingindo a fiação de telefonia, internet e TV a cabo. As equipes da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, juntamente da Ecofar, trabalham, na manhã desta quinta, para a retirada da árvore e junto as demais empresas prestadoras para um rápido reestabelecimento dos serviços.
Além disso, a falta de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA 2) na região do Burati, causa problemas no abastecimento da cidade. A estimativa do escritório regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), é de que 70% de Farroupilha seja prejudicada ao longo do dia.
Em Vacaria, onde a velocidade do vento chegou a 80,6 km/h às 5h, os bombeiros prestaram apoio à Brigada Militar no atendimento a uma casa que foi atingida por uma árvore por volta das 6h30min, no bairro Municipal. Ninguém ficou ferido.