Bandeirinhas coloridas, detalhes em xadrez ou em palha convidam consumidores a entrar nas lojas de Caxias do Sul ao longo de todo mês de junho. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, a decoração junina é atrativo excepcional para impulsionar as vendas e contribuir para a escolha dos consumidores.
Conforme explica o gerente comercial e marketing da CDL, Joel Ribeiro, não existe uma pesquisa de compra feita especificamente sobre o comércio junino, entretanto, é possível ter uma ideia de como a decoração temática costuma atrair clientes, com base em pesquisas feitas para as principais datas comemorativas do ano.
Em Caxias, as três principais datas de movimento no comércio anual são Natal, Dia das Mães e Black Friday. No mês de junho, o Dia dos Namorados é a data responsável pelo aquecimento nas vendas e ocupa o 4º lugar no ranking de maior comercialização de produtos.
— A decoração das vitrines é uma ideia que tentamos levar para o comércio da cidade, porque todas as pesquisas feitas nas datas comemorativas mostram que a decoração é um ponto forte. Então, por exemplo, um lojista que decora a loja ou faz alusão àquela data comemorativa, tem um melhor movimento em vendas e atrai mais consumidores que aquele que vende produtos do mesmo segmento, mas não decora — conta o gerente.
Na loja Dullius, no Centro da cidade, decoração é atrativo em diversos momentos do ano. Além dos enfeites típicos, como as bandeirinhas coloridas para o mês de festas juninas, o local é comumente decorado tanto para datas comemorativas quanto para promoções que ocorrem ao longo do ano. No último sábado (24), Dia de São João, a equipe da loja trabalhou com trajes juninos e preparou uma mesa com comidas típicas da festa para receber os clientes.
— É uma proposta da própria loja, de gostar e se importar bastante com essas datas, por isso todas elas nós decoramos, seja São João, Halloween ou Natal. Quando os clientes entram, seja nas datas ou nas nossas promoções, eles encontram a loja decorada para aquele momento. No Dia dos Namorados nós decoramos e tinha coraçõezinhos nos provadores, nos espelhos, na vitrine também e recebemos bastante elogios pelos coraçõezinhos, então é bem legal. Fazemos isso porque gostamos mesmo, mas felizmente temos bastante retorno do público que também gosta bastante disso — afirma Amanda Soares, que atua como crediarista na loja.
Em pesquisa divulgada pela CDL na última segunda-feira (26), o Dia dos Namorados deste ano contabilizou um aumento de vendas de 3,6% em comparação ao ano passado. Para efeito de comparação, a pesquisa mostra ainda que lojas com vitrines decoradas para a data tiveram um aumento de 77,4% na comercialização dos produtos. Os locais repetiram ou ampliaram as decorações especialmente para a data.
As decorações juninas também são vistas na Makro Calçados, no centro de Caxias. Com chapéus de palha, uma mesa com copos que simbolizam o quentão e um bolo de pipoca, os clientes podem ver na vitrine os diferentes modelos de botas organizados com precisão. Conforme conta a gerente do local, Marilise Regina Concato Marques Belo, o local procura usar a vitrine como porta de entrada para atrair os olhares dos consumidores.
— A gente sempre faz alguma coisa aqui na loja. As de datas comemorativas, como Dia das Mães ou Dia dos Namorados, nós fazemos, mas é mais focado na vitrine. A de São João nós conseguimos usar as bandeirinhas para enfeitar aqui dentro também e acabar chamando o cliente para a loja — conta a gerente.
Conforme reforça Joel Ribeiro, os lojistas costumam enfeitar os espaços para as comemorações cerca de uma semana antes da data e deixam alguns dias depois que a celebração específica termina. Em casos de datas mais importantes, como o Natal, é comum que o comércio enfeite os espaços por um período maior e, consequentemente, as vendas sejam mais expressivas.
No caso do mês junino, as bandeirinhas também foram usadas para decorar o Black Café, espaço que fica no Centro de Caxias e oferece para os clientes uma proposta diferente de comercialização dos produtos. O local está analisando se mantém a decoração até meados do mês de julho, visando as festas julinas, que também são comuns no município.
— O pessoal normalmente costuma olhar para a loja, porque aqui é pague e leve, um conceito diferente aqui em Caxias, que tem poucas opções. Não sei precisar se a decoração influencia tanto, mas sabemos que é um atrativo diferente. Já estamos pensando em próximas datas e a ideia é colocar decoração também — conta a gerente Hannah Soares.
Segundo o gerente comercial e marketing da CDL, as vendas de produtos de inverno, como agasalhos e calçados, se intensificam durante os meses de junho e julho. A Câmara de Dirigentes Lojistas do município deve lançar no início de julho uma pesquisa de inverno, mostrando a repercussão das vendas. Entretanto, já é possível afirmar que ações pensadas com o olhar voltado para atrair clientes, costumam ter maior resultado.
— Cada data quando é pensada e feita para o consumidor, acaba atraindo e impulsionando mais vendas. Então, pensando na questão do tema de festa junina, além da decoração da vitrine, se os ambientes de compra tiverem opções de comidas típicas como atrativo, alguma ilha de guloseimas, que tenham a ver com a data, percebemos que é um fator interessante que contribui com a presença dos consumidores nas lojas — pontua Ribeiro.