Caxias do Sul ficou na 21ª posição no ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, feito pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). No pilar Inovação, o município ficou em primeiro lugar no Rio Grande do Sul e em sexto no Brasil, segundo divulgou ontem a prefeitura de Caxias.
O estudo avaliou quais são as cidades mais propícias para se empreender no Brasil. Foram analisadas 101 cidades, conforme 48 indicadores, divididos em sete determinantes: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
– Essa notícia foi recebida com muita alegria, devido ao reconhecimento dos esforços que a administração vem fazendo em vários setores, especialmente na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação, trabalhando fortemente na desburocratização, simplificação de processos, informatização e, acima de tudo, buscando redução da carga tributária – comemorou o prefeito Adiló Didomenico.
No pilar Inovação, em que o município ficou em primeiro no Estado, o índice foi baseado nos seguintes itens: registro de patentes, tamanho da indústria inovadora, tamanho da economia criativa, tamanho das empresas TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), proporção de mestres e doutores em C&T (Ciência e Tecnologia), proporção de funcionários em C&T, média de investimentos, infraestrutura tecnológicas e contratos e concessões.
– Estamos criando todas as possibilidades e legalidades para dar segurança ao investidor – diz o secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Élvio Gianni.