A partir de janeiro de 2023, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) terá uma mulher à frente da presidência. Gisele Dalla Costa é administradora de empresa e atua no ramo há mais de 20 anos, na Motiva Móveis. Sua posse ocorreu no dia 12 de de dezembro, e a efetivação no cargo será a partir do início do ano.
O Sindmóveis é referência no setor e representa um dos principais polos moveleiros do Brasil e grande exportador brasileiro. Poucos dias após ser empossada no cargo, Gisele conversou com o Pioneiro e contou os planos para sua gestão a partir do início de 2023. Confira
Como ocorreu o seu processo de desenvolvimento profissional?
Trabalho na Motiva Móveis há mais de 20 anos, sou formada em Administração de Empresas. A Motiva é uma empresa familiar e eu comecei conhecendo um pouquinho de todos os processos internos. Comecei no atendimento e, aos pouquinhos, fui conhecendo também as outras áreas da empresa. E hoje eu trabalho na área de suprimentos e de produção, que é, realmente, a área onde me encontrei, onde eu gosto mais de trabalhar. Já estive também fazendo parte da entidade do Sindmóveis, em 2005, como vice-diretora de Relações com o Mercado, então, já passei um pouquinho nessa parte do setor, para ter uma ideia de como funciona, realmente, na prática. E agora tenho a honra de estar à frente do sindicato, para a gente poder estar representando todos, com um olhar, realmente, para que a gente possa fazer um bom trabalho e trazer bons resultados.
Como enxergas o setor de móveis atualmente? O que mudarias e o que pretendes manter?
Com certeza a gente não pode achar que tudo está bom. Sempre tem que acreditar que tem alguma coisa para melhorar. O que eu acredito muito é que essas pessoas nesta trajetória de 45 anos do Sindmóveis fizeram e fazem até hoje um excelente trabalho. Queremos dar continuidade a todos os projetos, e, consequentemente, a continuidade destes projetos é sempre com um olhar. Quando houver a necessidade de qualquer mudança, que vai ser muito bem pensada antes de ser tomada, sempre vai ser com o objetivo em prol comum, para que a gente continue melhorando todo esse trabalho que vem sendo feito até hoje. Então, o respeito a todas as pessoas que passaram e permanecem lá, isso é uma base muito importante. Poder contar com as pessoas que já estão e mais essa combinação das pessoas jovens, que algumas nunca fizeram parte da entidade, que vão estar à frente também e que vêm com novas ideias. Eu tenho certeza que será uma boa combinação dessa experiência do pessoal que já trabalha, com essas pessoas novas. Vai ser muito importante para as decisões.
E falando em decisões, o que os associados podem esperar da sua gestão?
Volto a repetir que esse trabalho, feito de forma conjunta, principalmente agora que nós temos um desafio bem grande, que é estar muito próximo da MovelSul e da Fimma, que permanecem em conjunto, como foi feito na última edição, é um desafio grande que nós temos para trabalhar em pouco tempo. E vai ser o foco inicial, nós já temos 50% dos espaços comercializados, temos a expectativa de mais de 500 marcas expositoras, então, inicialmente, vai ser o trabalho que vai ter continuidade internamente. E sabendo da responsabilidade que tem, em pouco tempo, de continuar mantendo ela consolidada. Sem dúvidas é um dos grandes desafios que nós temos pela frente, mas a gente percebe que todos que estão envolvidos, que estão entrando, estão com a mesma intenção e o mesmo gás em querer que ela continue se perpetuando. Para que a gente possa, realmente, não só fazer uma boa gestão, mas também ter uma excelente feira em 2023.
Quais serão as ações para impulsionar o setor?
Uma das coisas importantes vai ser a mostra do prêmio Salão Design na Movelsul, que também tem essa continuidade que a gente está sempre preocupado em trazer essa questão do design atualizado. Em função de que os nossos móveis vão para o mundo todo. A gente não tem todo planejamento específico do que vai ser feito, porque agora a gente vai iniciar esse trabalho em janeiro, então o nosso foco inicial vai ser, realmente, fazer esse planejamento do que é prioridade neste momento. Para que a gente possa finalizar essa comercialização da feira e dar andamento para que ela tenha o resultado que todo mundo espera e, na sequência, a gente vai analisando o que vem junto, . Para que a gente tenha uma programação melhor para a gestão 2023/2024.