O relatório de Desempenho da Economia de Caxias do Sul, organizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), revela que a economia local registra saldo positivo de 4,3% nos primeiros quatro meses de 2022. Como mostram os dados divulgados nesta terça-feira (31), a alta se deve principalmente ao comércio, com crescimento de 7,9% no acumulado do ano, e à indústria, com 5,7%. O setor de serviços apresentou queda de 0,4%, mas a projeção é de uma virada positiva para os próximos meses. Em maio, a reportagem do Pioneiro mostrou que além de presentes, os caxienses procuraram celebrar o Dia das Mães com passeios e jantares, o que movimentou o setor.
O Dia das Mães, somado ao frio antecipado e ao Dia dos Namorados, agora em junho, gera uma expectativa animadora também para o setor de comércio, que pode manter a alta nos próximos meses — a CDL adianta que as vendas no feriado foram 20% maiores do que em 2021. Como também mostrado pelo Pioneiro, as baixas temperaturas motivaram o aumento da procura por produtos como estufas elétricas, aquecedores e fogões a lenha em Caxias. A CIC e CDL destacam que esse efeito, o fim do período de férias e a festividade de Páscoa trouxeram um avanço de 4,5% no comércio caxiense em abril, na comparação com o mês de março.
— No comércio, nós estamos em bons meses porque terminaram as férias e estamos na estação do inverno. Em abril, os dois feriados (Páscoa e Tiradentes) afetaram a indústria, mas com o comércio isso não acontece, porque o comércio pôde trabalhar nesses dois dias e pôde trabalhar nos 30 dias do mês, não parece, mas dois dias já fazem uma grande diferença nos números e porcentagens. E também temos um ano escolar que iniciou e está normalizado. Isso também traz uma economia e uma sobra para que todo mundo gaste no nosso comércio local e nos serviços, principalmente nos serviços, em que os eventos também devem retornar, para que se tenha esse impulso e incremento — analisa Idalice Terezinha Manchini, vice-presidente de Comércio da CIC.
Apesar do segmento de serviços apresentar queda de 0,4% no acumulado dos quatro meses do ano, o setor apresenta crescimento significativo de 10% em abril, quando comparado a março. E ao se comparar abril de 2022 a abril de 2021, a alta é de 17,1%. O comércio caxiense segue a tendência, com avanço de 16,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
— O frio com o comércio é interessante, porque o valor agregado aumenta bastante, os produtos de inverno são de maior valor agregado e a pandemia arrefeceu bastante. Então, são vários fatores que levam o comércio a recuperar o prejuízo — destaca Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL, que também lembra da importância de feriados como o Dia das Mães para a alta do comércio.
Indústria não gera preocupação apesar de queda em abril
Em comparação com março, a indústria teve queda de 10,1% em abril. Apesar do recuo significativo, o setor não deve gerar preocupação. A diretora de Planejamento, Economia e Estatística da CIC, Maria Carolina Rosa Gullo, lembra que o setor teve menos dias trabalhados em abril, por conta dos feriados, o que reduz índices como horas trabalhadas (-6,8%), compras industriais (-16,6%), vendas industriais (-14,4%) e massa salarial (-9,6%), além da utilização da capacidade instalada (-1,1%).
A queda também pode ser vista como uma volta ao desempenho normal do setor. A indústria sentiu menos o impacto da pandemia, o que a manteve em um grau acima de comércio e serviços no último ano. Com essa base mais forte, o segmento tem um outro tipo de comparação, o que não gera preocupação.
— Não é que a indústria está perdendo mercado, ela está voltando para uma normalidade. Ela cresceu muito nos últimos anos, por necessidade, por oportunidade de mercado, e agora ela está vindo para uma normalidade. Então, ela está voltando para um eixo de uma economia natural — analisa Tarciano Melo Cardoso, da diretoria de Planejamento, Economia e Estatística da CIC.
Ainda sem atualização dos dados do mercado de trabalho
O relatório de Desempenho da Economia de Caxias não pôde contar com dados do mercado de trabalho de abril pela demora na disponibilização das informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O Ministério do Trabalho e Previdência ainda não tem uma previsão para a divulgação do resultado, que deveria ter ocorrido na última segunda-feira (30). O adiamento aconteceu por conta de uma falha técnica no levantamento.
Em março, Caxias registrou a abertura de 508 vagas de trabalho. O trimestre foi positivo no município, com saldo de 3,1 mil postos de trabalho.
Mercado externo cresce em abril
Em relação a março, o saldo da balança comercial teve aumento de 34,8% em abril. Porém, o motivo foi porque as importações diminuíram mais do que as exportações.
No comparativo com o mesmo período de 2021, a queda do mercado externo é de 621,3%, enquanto que no acumulado de 12 meses, o recuo é de 19,5%. Por outro lado, o resultado é positivo no acumulado dos primeiros meses de 2022, com alta de 43,6%.