Um panorama atualizado das instalações de biogás no país será divulgado nessa quarta-feira (13), no Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, no UCS Teatro. Esse documento vai trazer uma atualização em relação ao último, publicado em 2019, com uma variedade de dados sobre como está esse processo no país, com informações por Estado. Dados disponíveis na internet em um mapa mantido pelo CIBiogás, uma associação voltada ao desenvolvimento dessa cadeia, mostram que o Rio Grande do Sul tem 35 usinas de biogás — Caxias, aliás, não figura no mapa.
Para o diretor técnico do CIBiogás, Felipe Marques, o Estado tem potencial para explorar mais a produção dessa forma de gerar energia limpa. Esse é, segundo ele, um dos motivos para a realização do fórum em Caxias.
— A expectativa é mostrar para o Rio Grande do Sul, especialmente, o quanto de oportunidade de se produzir biogás e de se utilizar o biogás como energético importante são apresentadas para o Estado. O RS é um Estado que tem um potencial bastante grande de produção de biogás, mas até o momento tem uma evolução no número de plantas e no volume de produção de biogás. Então, o nosso grande objetivo em fazer o evento é estimular, especialmente por fazer o evento aqui, a produção de biogás no Estado.
Ele diz que a grande produção de proteína animal no Estado e a geração de resíduos sólidos urbanos são fatores que contribuem para o potencial do biogás no RS. É que esse produto pode ser desenvolvido a partir de qualquer matéria orgânica, como restos de alimentos, rejeitos de animais e esgoto.
Uma das formas de tentar atrair o interesse pelo biogás é a Exposição de Equipamentos de Biometano, que ocorre nesta terça-feira, às 15h45min, no Estacionamento do UCS Teatro. Estarão à mostra, por exemplo, um veículo que utiliza biometano e diesel e um sistema de armazenamento de biometano.
— Todos os equipamentos vão estar apresentados aqui para que as pessoas tenham contato com essa tecnologia, com esses equipamentos e percebam que são de fornecedores regionais, que podem rapidamente entregar a tecnologia para projetos de biogás da região.
Espaço de Negócios
Com o objetivo de interligar diferentes componentes da cadeia de produção de biogás e interessados na tecnologia, a programação do fórum terá o chamado Espaço de Negócios, que ficará no Centro de Convivência, ao lado do UCS Teatro. Embora a organização não tenha uma estimativa de quanto será movimentado em negócios, a expectativa é de que o ambiente proporcione novos encontros e também o fechamento de parcerias que se iniciaram anteriormente:
— O Espaço de Negócios costuma se apresentar como o ambiente propício para se fechar negócios e parcerias. Então, a gente vê no Espaço de Negócios parcerias entre fornecedores e parceiras entre fornecedores com produtores de biogás — comenta Marques.
Expositores
- MWM
- Ecogen
- AB Energy
- Sulgás
- Fegás
- CHP Brasil
- Vogelsang
- Janus&Pergher
- Archea
- Aggreko
- Teccalor
- OnPower
- Luming
- Leão Energia
O Fórum
O evento se estende até a quinta-feira (14). Essa é a quarta edição do fórum e a retomada das atividades presenciais, já que no ano passado a programação foi online devido à pandemia. São pouco mais de 300 inscritos para participar da programação.
Programação de quarta-feira (12)
8h - Reunião de Rede de Laboratórios de Biodigestão e Biogás
- Interlaboratorial em digestão anaeróbia – Ricardo Steinmetz, Analista da Embrapa Suínos e Aves
- Importância de Ensaios de Proficiência – Joseane Cristina Bassani, Coordenadora e Responsável Técnica do PEP IST Alimentos e Bebidas, Instituto SENAI SC
- Local: Sala Florense, no Bloco M
9h - Painel 5: Eficiência e inovação em plantas de biogás: cases de sucesso do Projeto GEF Biogás Brasil
- Introdução aos impactos do Projeto GEF Biogás Brasil na cadeia produtiva do biogás – Felipe Marques (CIBiogás/GEF Biogás Brasil)
- Abordagem Foresight: Prospectivas de cenário tecnológico e gestão da governança na cadeia de valor do Biogás – Emilio Beltrami (UNIDO) – Participação online
- Impactos no setor de Fecularia: modelos de negócios – Luis Felipe Colturato (UNIDO) – Participação online
- Programa de Tropicalização: resultados das novas parcerias internacionais – Ricardo Müller (CIBiogás/UNIDO)
- Unidades de Demonstração: cases de valorização de digestato e abordagem territorial no Rio Grande do Sul – Natalí Nunes dos Reis da Silva (CIBiogás/UNIDO)
- BiogasInvest: Ferramenta digital inovadora para planejamento executivo de projetos de biogás – Nicolas Berhorst – (CIBiogás/UNIDO)
- Moderação: Felipe Marques (CIBiogás) e Rafael Menezes (MCTI)
- Local:UCS Teatro
- Transmissão online no canal YouTube do Fórum
10h30min - Visitação: Espaço de Negócios, Reuniões, Café UCS
Local: Centro de Convivência
11h - Painel 6: Biogás no saneamento para a descarbonização
- O caso da Usina Termoelétrica a Biogás de Ponta Grossa/PR – Marcus Vinicius Nadal Borsato e Priscila Rosseto Camiloti (Ponta Grossa Ambiental Concessionária de Serviço Público S/A)
- Tecnologias de biogas e saneamento – Rodrigo Pastl (Instituto Fraunhofer)
- Gestão de RSU e a relação com o desenvolvimento do setor de biogás: eficiência e possibilidades para a economia circular – Guilherme Gonçalves (GOPA/ProteGEEr) – Participação online
- Perspectivas para universalização de acesso ao tratamento de esgoto e a relação com o aproveitamento de biogás – Carlos Chernicharo (UFMG, CR ETES)
- Moderação: Suelen Paesi (UCS) e Felipe Marques (CIBiogás)
- Local UCS Teatro
14h - Momento Startups: de olho no futuro do biogás
- Solução integrada de gerenciamento e controle de biodigestão e conversão de biogás em energia elétrica para pequena escala – Rodrigo Tomasi (Biogee Biogás e Energia) – Participação online
- Projeto GIRO – Gestão integrada de resíduos orgânicos – Célio Muniz (BRIX Brasil) – Participação online
- Local: UCS Teatro
14h15min - Painel 7: Biogás produzido a partir de resíduos agroindustriais e orgânicos
- Avanços no uso térmico de biogás em processos produtivos: potenciais em indústrias – Ansberto Passo Neto (TecCalor)
- Biogás a partir de resíduos orgânicos: plantas da Archea na América Latina – Oliver Nacke e Erik Rezler (Archea)
- Biogás e biofertilizante na cadeia da avicultura: Case 3G Família de Paula – Airon Aires (Bioenergy Solution)
- Moderação: Suelen Paesi (UCS) e Airton Kunz (Embrapa Suínos e Aves)
- Local: UCS Teatro
15h45min - Visitação: Espaço de Negócios, Reuniões, Café UCS
Local: Centro de Convivência
15h45min - Reunião das Mulheres do Biogás
- Organizado pela iniciativa Mulheres do Biogás com o objetivo de reunir as mulheres da cadeia do biogás para networking e engajamento.
- Local: Sala 212 - Bloco M
16h45min - Painel 8: Caminhos para avançar no setor de biogás
- Produção de hidrogênio a partir do biogás – Helton Alves (UFPR)
- Potencial do setor e oportunidades de financiamento: atração de investidores para projetos de pequena a grande escala – Tamar Roitman (ABiogás)
- Debate e resposta a perguntas do público
- Encerramento do 4o Fórum e anúncio da data e local do 5o Fórum: Suelen Paesi (UCS), Airton Kunz (Embrapa Suínos e Aves) e Felipe Marques (CIBiogás)
- Transmissão online no canal YouTube do Fórum
- Moderação: Airton Kunz (Embrapa Suínos e Aves) e Felipe Marques (CIBiogás)
- Local: UCS Teatro
18h15min - Premiação Melhores do Biogás
Transmissão online no canal YouTube do Fórum
Local: UCS Teatro
19h - Intervalo para caminhada ao Happy Hour
19h30min - Happy Hour
Local: UCS Galpão
O que é biogás
É uma mistura de gases composta principalmente por metano e dióxido de carbono, obtida normalmente por meio de tratamento de resíduos domésticos, agropecuários e industriais. Por exemplo, restos de alimentos, esgoto e resíduos de animais podem gerar biogás, que pode ser aplicado na geração de energia elétrica e energia térmica e na produção de biometano, um biocombustível similar ao gás natural. Durante o processo, também há produção de biofertilizante.