Sem realizar a procissão de Sexta-feira Santa há dois anos, em Caxias do Sul, por causa da pandemia de covid-19, a Igreja Católica retoma a tradicional celebração neste ano. Serão cinco grupos que se juntam na sexta (15) à tarde para o encontro das imagens do Cristo Morto, da Catedral Diocesana, e de Nossa Senhora das Dores, que sai da Paróquia de Lourdes.
Conforme o pároco da Catedral Diocesana, padre Volnei Vanassi, a procissão deste ano irá exaltar a paz. Por isso, os fiéis são convidados a vestir roupa branca. Lenços brancos produzidos pelas paróquias também serão distribuídos aos participantes. Além fazer um apelo pelo fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, a intenção é dirigir orações a quem sofre na nossa região e país.
— Se agravou muito a falta de paciência, os conflitos familiares, a falta de serenidade no coração. Vamos rezar por tudo isso, para que reencontremos o equilíbrio em Jesus, para que as pessoas reencontrem o sentido do seu existir, como existir de fraternidade, de paz, de convivência, de tolerância, de empatia — destacou o religioso durante entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra nesta segunda-feira (11).
A expectativa, segundo padre Volnei, é de um bom público, embora não seja possível estimar. O pároco tem observado que algumas pessoas ainda estão receosas em sair, especialmente as mais idosas. Mas também observa muitos fiéis retornando à rotina religiosa.
— Nós percebemos que muitas pessoas que sempre participavam estão ainda receosas, mas muito que não participavam, por conta da pandemia, estão buscando um alento espiritual. Conseguiram fazer esse gesto interior de perceber que diante da fragilidade da vida, de situações limites que vivemos precisamos nos voltar mais à espiritualidade. Percebemos não só nas missas, mas na dedicação dos familiares, no acompanhamento da catequese, nos diversos serviços que estão sendo retomados — acrescentou.
Ouça a entrevista com o padre Volnei Vanassi:
Como será
- A programação na Catedral Diocesana terá início às 14h de sexta-feira (15), no interior da igreja, com a Celebração da Paixão do Senhor, presidida pelo bispo dom José Gislon. Logo após, às 15h, terá início a procissão com o Cristo Morto. Os fiéis que estão na Catedral aguardam o grupo que chega da paróquia São Pelegrino carregando uma cruz. Na sequência, pela rua Doutor Montaury, encontram a procissão que chega da paróquia São Leonardo Murialdo com o banner da Campanha da Fraternidade 2022. Juntos, seguem pela Avenida Júlio de Castilhos até a Rua Do Guia Lopes e seguem até o entroncamento com a Sinimbu.
- Às 14h também tem início a Celebração da Paixão do Senhor na paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Às 14h45min ocorre a saída da procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores pela Rua Os Dezoito do Forte e, na altura da rua Pedro Tomasi, espera o grupo que chega da igreja Cristo Redentor, trazendo o estandarte da paz. Juntos, seguem pela Rua Os Dezoito do Forte até a Rua Do Guia Lopes. No entroncamento com a Sinimbu realizam o encontro das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Cristo Morto e seguem até a Catedral Diocesana pela Rua Sinimbu para ouvirem a homilia de dom José Gislon e a oração sobre o povo, em frente à Praça Dante Alighieri.
- A programação terá transmissão das rádios Tua Rádio São Francisco e Mãe de Deus. Também é possível acompanhar pelas redes sociais da Catedral Diocesana e da Diocese de Caxias do Sul.
- Para a procissão, o trânsito na Rua Sinimbu, em frente à Catedral, será bloqueado a partir das 13h, e liberado às 16h30min. Em caso de chuva, a procissão será cancelada e permanecerá somente no interior da Catedral e das demais igrejas.
Confira a programação durante a semana na Catedral
- Quinta-feira, dia 14 de abril
20h: missa da Instituição da Eucaristia e Lava-pés. - Sexta-feira, dia 15 de abril
9h às 12h: confissões na Catedral.
9h: Via Sacra na Catedral.
14h: celebração da Paixão do Senhor, no interior da Catedral.
15h: início da procissão com o Cristo Morto pelo centro da cidade e encontro com a imagem de Nossa Senhora das Dores.
16h: homilia de dom José Gislon e oração sobre o povo, em frente à Catedral. - Sábado, dia 16 de abril
19h: missa da Vigília Pascal - Domingo, dia 17 de abril
9h, 11h e 19h: missas da Páscoa da Ressurreição
Via Sacra também retoma formato presencial
Além da procissão, a celebração de Sexta-feira Santa terá a encenação da Via Sacra, que retorna ao formato presencial. Em 2020, primeiro ano da pandemia, e em 2021, a montagem foi substituída por leitura das estações da Via Crúcis no Seminário São José. Houve transmissão pela internet.
Encenada pela Juventude da Diocese de Caxias do Sul, a Via Sacra chega a 18ª edição e será realizada nas escadarias dos pavilhões da Festa da Uva, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio, a partir das 9h de sexta-feira. Cerca de 40 jovens de diversos grupos, movimentos e pastorais irão participar da encenação. Ao término, a Via-Sacra contará com a participação do bispo de Caxias do Sul, dom José Gislon.
O acesso aos Pavilhões e o estacionamento estarão liberados. A entrada deve ser feita pelos portões 1 e 6. Em caso de chuva, a programação será cancelada.