Economia

Varejo regional
Notícia

Pesquisa aponta que 88% dos consumidores da Serra preferem comprar na loja física

Levantamento foi realizado pelo Departamento de Pesquisa do Sindilojas Caxias, entre 13 e 27 de setembro

Guilherme Kalsing

Enviar email
Porthus Junior / Agencia RBS
88,3% dos entrevistados em pesquisa do Sindilojas Caxias opta pela compra em loja física pela visualização do produto

O Sindilojas Caxias do Sul traçou por meio de uma pesquisa o perfil de compra dos consumidores caxienses e de outras cidades da região da Serra Gaúcha. De acordo com amostragem, 88,3% dos entrevistados, independentemente do gênero, opta pela compra na loja física para melhor visualização do produto.

O intuito da pesquisa é embasar as estratégias de venda dos comerciantes da Serra. O estudo se tornou ainda mais relevante, principalmente para dimensionar como está agindo o consumidor após a expansão do comércio virtual que tem sido ainda mais relevante em virtude da pandemia, na qual obrigou muitas das lojas a buscar formas alternativas para atriar mais clientes. 

Mesmo com esse crescimento, conforme a pesquisa, que entrevistou 248 pessoas, a grande maioria ainda prefere ir até o estabelecimento para fazer suas compras. Além da visualização do produto, as lojas físicas, ganham a preferência dos consumidores participantes em mais dois itens: credibilidade e prazo de entrega, com 61,7% e 16,5%, respectivamente.  

Outro dado que chamou a atenção é que nos últimos três meses, 63,7% das pessoas afirmaram terem comprado em loja física, enquanto 35,1% consumiram em plataformas virtuais. Apenas 1,2% consumiram em ambas.

Para a coordenadora do Departamento de Pesquisa, Lizete Zamboni, este levantamento comprova a importância de inovar nas ferramentas de comunicação porque o perfil do consumidor muda muito rápido.

— Precisamos desafiar nossos conceitos pré-estabelecidos e acolher a nova realidade de que quem está consumindo pela internet são os jovens. A amostra demonstra a importância da capacidade de compra das pessoas acima dos 50 anos e também revela que os jovens gostam sim de consumir em loja física para ter o contato com o produto — destaca Lizete. 

Black Friday não antecipará as compras do Natal 

A pesquisa também questionou os consumidores com relação aos setores que devem ser os mais procurados e se a Black Friday, que está se tornando tradicional por disponibilizar descontos mais altos, anteciparia as intenções de compras para o Natal e final do ano. 

O setor de calçados e vestuário estão liderando a preferência entre homens e mulheres com 76,6%. Já com relação as compras do final de ano, 71% dizem que não pretendem antecipar as compras de Natal motivados pelas promoções da Black Friday, ou seja, 176 pessoas do total de 248. Dentro desse mesmo recorte, 29% disseram que pretendem antecipar as compras e, dessas, 64,1% escolheram adquirir calçados e vestuários.
  

Amostragem 

A amostra coletada virtualmente conta com 88% de pessoas de Caxias do Sul, 4,8% de São Marcos e o restante dos municípios vizinhos à região territorial de Caxias, sendo que 41% está com 50 anos ou mais, enquanto quase 30% se enquadra entre 40 a 49 anos. Enquanto 71,8% são mulheres, apenas 28,2% são do sexo masculino. 

Quando questionados sobre a renda, 43,5% estão acima dos R$5 mil mensais. Entre as redes sociais mais utilizadas estão WhatsApp (83,1%), seguidos pelo Instagram (77,8%) e Facebook (51,2%). 

O levantamento realizado pelo Departamento de Pesquisa foi realizado de 13 a 27 de setembro de 2021 e conta com margem de erro de 6,2%.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00