A economia de Caxias do Sul voltou a apresentar resultado positivo em seu desempenho em setembro, no comparativo com agosto, em 2,2%. No acumulado no ano, os números são considerados bons, mesmo que tenham apresentado uma leve queda de 0,5%, fechando o recorte de janeiro a setembro em 6,4%. Esses números estão presentes no relatório Desempenho da Economia, com dados divulgados na tarde de quinta-feira (11) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Caxias).
No relatório, o setor de serviços recebeu um destaque, pois apresentou uma significativa recuperação ao voltar a registrar crescimento, dessa vez , de 7%. Entretanto, no acumulado dos 12 meses o setor ainda acumula perdas na ordem de 18,4%.
Para a economista Maria Carolina Gullo, da Diretoria de Economia da CIC, isso ainda é reflexo da crise que afetou o setor durante a pandemia, mas com as flexibilizações a partir de outubro e novembro, a tendência (e a aposta) e por uma recuperação ainda mais significativa até o início do ano que vem.
— O que lastimamos para o setor é que não houve melhora no comparativo ao ano passado. Mas existe um crescimento no seu de desempenho e início de 2022 isso ficará mais claro - projeta.
A indústria registrou um leve avanço de 0,6%, mantendo seu desempenho estável. A economista indica os motivos para um avanço menor em setembro.
— A massa salarial e as vendas industriais caíram um pouco, -4,6% e isso sem dúvida ajudou a ficar nesses 0,6% de crescimento. Mas não é preocupante — aponta.
No entanto, no comparativo com o mês de setembro do ano passado, houve uma aceleração de 19,7% e no acumulado do ano, a alta é de 22,9%.
Já o comércio, que havia apresentado saldo positivo no levantamento anterior, com dados de agosto, desta vez, apresentou uma retração de -1,2% e, mesmo com alguma recuperação, a queda no acumulado do ano é de 7,7%. O assessor de economia e estatística da CDL Mosár Leandro Ness, apontou os motivos para o atual resultado e acredita em uma melhor perspectiva para o setor até o final do ano.
— O mês de setembro, historicamente, não traz um desempenho bom para o comércio, tendo em vista que não temos datas comemorativas significativas para o consumo e os feriados estendidos. Por isso, esse recuo já era esperado. Acredito que esse cenário, sem dúvida, irá melhorar, pois temos eventos tradicionais pela frente — avalia.
Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL, reforça o otimismo.
— Outro ponto que deve contribuir para uma melhora na economia é a retomada mais consolidada dos eventos, que refletem no incremento da comercialização de peças de vestuários, de joias, perfumes e diversos outros segmentos associados às comemorações.
Saldo de 567 vagas de emprego em setembro
O Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias, apresentou ainda um levantamento sobre a abertura de vagas de emprego referentes a setembro. E o saldo do mês foi de 567. Desta forma, Caxias do Sul conta com um estoque de 156.093 empregos.
O setor que mais contratou e mais contribuiu para o resultado positivo foi a indústria, com 402 novos postos de trabalho, seguido por serviços, com 118. Já no comércio, foram 15 contratações.