Em busca de recolocação no mercado de trabalho, dezenas de pessoas estiveram em uma agência de emprego no bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, neste sábado (15). Até por volta do meio-dia, cerca de 60 interessados já haviam sido atendidos e outros 20 aguardavam na fila do feirão de emprego organizado pela Desenvolverh Consultoria em Gestão de Pessoas. A orientação é de que os interessados compareçam ao local com carteira de trabalho.
São 200 vagas para atuar na indústria, comércio e serviços. O feirão estava agendado para começar às 9h, mas como já havia pessoas esperando desde às 7h, os atendimentos começaram às 8h. O feirão segue até as 15h na Rua Paulo Debastiani, 324.
Há vagas também para o primeiro emprego. No entanto, de acordo com a diretora da agência, Michele Rosa, o perfil dos atendidos são pessoas que estão desempregadas desde 2019 ou que perderam o emprego durante a pandemia, depois de maio de 2020.
Cláudio Oliveira dos Santos, 44 anos, foi uma das pessoas atendidas. Ele está fora do mercado de trabalho desde 2019 e saiu da agência de empregos com esperança de ser contratado:
— Sou de Porto Alegre e vim para Caxias do Sul para trabalhar na área administrativa, depois fiquei desempregado. Fiz a entrevista e meu currículo ficou no banco de dados para uma vaga em administração na saúde, que é a minha área de atuação. Espero que me chamem.
Eliane Mello da Silva, 54, também está desempregada há dois anos. Ela procura recolocação na área de limpeza.
— Estou em casa há dois anos, meu último emprego foi como auxiliar de limpeza. Gostaria de atuar nessa área, mas o que ofereceram eu aceito. É a primeira vez que participo de um feirão, acho que é importante para termos uma chance de voltar a trabalhar. Espero sair empregada — afirmou esperançosa.
Já Maria Angelita da Silva Pedroso, 52, está sem emprego há três meses. Ela chegou na fila por volta das 11h30min porque mora na região do Desvio Rizzo e ouviu um carro de som anunciando o feirão:
— Moro perto e vim tentar uma oportunidade porque preciso voltar para o mercado de trabalho.
Consultoria para ajudar quem procura emprego
As principais oportunidades oferecidas neste sábado são para auxiliar de produção, programador e preparador de injetora, auxiliar de expedição, fresador, preparador e operador de torno CNC, operador de centro de usinagem, pintor, auxiliar de limpeza, torneiro mecânico e almoxarife. Os salários variam de R$ 1,3 mil a R$ 6 mil. Este é o terceiro feirão promovido pela empresa neste ano. O primeiro foi no começo do ano com cerca de 150 vagas; a segunda edição foi em fevereiro, em Farroupilha.
A diretora da Desenvolverh Consultoria em Gestão de Pessoas, Michele Rosa, explica que é importante abrir a agência para criar oportunidades a quem está em busca de emprego:
— É o momento de orientar porque há demanda e porque também há oferta por parte das empresas. Os feirões trazem a visibilidade para essas vagas.
No feirão, seis recrutadores também fazem um trabalho social e orientam os candidatos.
— Muitas pessoas têm dificuldade de fazer cadastro no sistema onde os currículos ficam disponíveis. No feirão nós ajudamos eles a se cadastrarem, analisamos o currículo e orientamos caso sejam necessárias mudanças para que tenham mais chances de conseguir a vaga. Outro diferencial é que entregamos o currículo impresso para que o candidato saia com ele pronto caso não consiga a vaga dessa vez — explica Lisandra Galvão, consultora da empresa.