Potencializar os principais atrativos de Caxias do Sul e colocar a cidade de volta ao roteiro turístico da Serra é um dos principais objetivos do Plano Municipal de Turismo. O "Radar Turístico" é elaborado pela prefeitura em conjunto com o Sebrae e a Sicredi Pioneira. Os detalhes referentes ao planejamento foram divulgados em coletiva de imprensa online na manhã desta segunda-feira (5). Durante o encontro, o prefeito Adiló Didomemico (PSDB) adiantou que há planos para buscar uma Parceria Público-Privada (PPP) para transformar o Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos (Pavilhões da Festa da Uva) em um espaço multiúso.
— O complexo da Festa da Uva é uma joias de Caxias do Sul. Poucos municípios têm isso, e temos como transformar o parque no nosso carro-chefe do turismo. Caxias precisa de um Centro de Eventos, e só teremos condições de viabilizar esse projeto em parceria com o setor privado porque não temos capital — anunciou ele.
Quanto ao plano do turismo, o investimento é de R$ 40 mil, sendo que o planejamento já está em desenvolvimento pelo Sebrae, que criou o Radar Turístico. Esse valor é proveniente do Sebrae e da cooperativa de crédito com a finalidade de diagnosticar os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades de Caxias do Sul no setor turístico. Na terça-feira (6), uma live na página da Secretaria Municipal de Turismo de Caxias do Sul no Facebook reunirá empreendedores para apresentar as etapas da elaboração do Plano Municipal de Turismo.
O plano é executado em etapas e analisa oito critérios: quatro são relacionados a infraestrutura. São eles: acesso, apoio ao turista, hospedagem e gastronomia. Outros quatro se referem a atratividade do município. Nesse tópico, entram as atrações históricas e culturais, paisagens naturais, aspectos econômicos e eventos. Além disso, o planejamento está dividido em quatro etapas: desk research (metodologia que pesquisa dados secundários), entrevistas, pesquisa de campo e relatório. O prazo inicial para a entrega do Plano Municipal de Turismo é até agosto de 2021, mas a data pode ser alterada em função da pandemia, já que há necessidade de atividades presenciais.
— A expectativa era finalizar até o final de abril, mas os prazos mudam, porque monitoramos a cada semana as taxas de ocupação das UTIs e o número de casos. Acredito que até a metade de maio possamos concluir parte, já que iniciamos à distância e, assim que possível, passamos para as entrevistas presenciais. O prazo inicial é entregar o plano municipal pronto em agosto, em um evento, seguindo todos os protocolos de saúde, para provar que é possível realizar os encontros — afirma o gestor de projetos de Turismo do Sebrae na Serra Gaúcha, Emerson Monteiro.
Nas visitas presencias, os pesquisadores farão perguntas a respeito dos produtos turísticos oferecidos pelos estabelecimentos e o público-alvo de cada espaço. Monteiro explica que assim terão um diagnóstico da cidade:
— A ideia do diagnóstico é trazer um raio-x com todos os atrativos e dar notas para poder identificar no que somos fortes. Por exemplo: negócios, mas no enoturismo ainda não usamos todo o potencial, então vamos criar ações para fortalecer e preparar todos para receber turistas e oferecer o que é necessário. Quem vai decidir o foco são os representantes do setor.
Monteiro citou o distrito de Criúva como uma das mais belas paisagens naturais de Caxias que podem ser potencializadas.
— O setor tem que se reinventar e ter inovação e olhar bem para a nova realidade que se apresenta e essa ferramenta, o Radar Turístico, ajuda nessa precisão. Caxias tem potencial, e entre os cenários temos Criúva, cervejarias, gastronomia e eventos.
Com base em mapeamento feitos em 2019 mais de 6 milhões de pessoas circularam pela cidade. Conforme ele, foi mapeado de onde vieram e as ações comportamentais num raio de no mínimo 50 quilômetros analisando apenas visitantes, e não pessoas que precisavam, por exemplo, de serviços médicos.
— Foram mais de 6 milhões de pessoas e, quando tira dessa base as revisitas, chegamos a mais de 1 milhão. Caxias fica em terceiro lugar - abaixo de Porto Alegre e Gramado - no número de visitantes, independente do que motivou a vinda delas (pessoas) à cidade. Esse número serve como base.
Construção da identidade turística de Caxias
A etapa seguinte contará com oficinas com os diferentes segmentos que compõem a cadeia do turismo do município. A partir dos grupos, será redigido o Plano Municipal de Turismo, que, após concluído, será encaminhado para aprovação pela Câmara de Vereadores. O Radar Turístico já foi executado em municípios da Serra como São Francisco de Paula e Cambará do Sul.
A turismóloga e consultora em Turismo Ivane Fávero conduzirá oficinas. Ela ressalta que é necessário um processo simples e eficaz, e cita uma frase: a simplicidade é a complexidade resolvida e isso pode ser alcançado depois de planejamento.
— O Radar já está em andamento para que tenhamos um inventário aprimorado com todas as ofertas, e não apenas as opções que temos, mas novos caminhos para, unidos, fazer o turismo acontecer. É preciso participação e representatividade para construir um plano de ações — afirma Ivane.
Para ela, o mais importante é construir a identidade de Caxias do Sul como atração turística.
— É necessário se posicionar: o que é e como é Caxias do Sul enquanto destino turístico. Essa construção começa com oficinas e conversas com o setor para ter um alinhamento. Dessas conversas, será elaborado um documento que dirá o que, quando, por que e como vamos construir em quatro anos um planejamento para Caxias do Sul.
As mudanças, segundo ela são rápidas, e por isso é preciso ações de curto, médio e longo prazo até 2024, com resultado práticos.
— Essas ações têm que ajudar a manter e viabilizar os negócios que foram afetados pela pandemia. Sabemos que agora o desejo número um é a vacina, mas o segundo é viajar, porque as pessoas têm consciência de que o que vale mesmo são as experiências de vida — destaca.
A turismóloga acredita que esse é o momento de planejar e estar preparado:
— Esperamos que a pandemia passe, as vacinas cheguem e, assim que for passando, vai ter um boom no turismo. Caxias do Sul está no coração da Serra e tem tudo para se desenvolver, e esse potencial estará no radar que será desenvolvido porque, quando estamos em crise, temos que nos preparar para o que virá.
"O turismo também precisa respirar", aponta secretário
O secretário de Turismo, Ênio Martins, admite que Caxias do Sul já estava prejudicada neste segmento e, em função da pandemia de coronavírus, a situação se intensificou. Ele ressalta que é necessário desenvolver o turismo, priorizar ações e, assim, acelerar a economia.
— Sabemos que a saúde está em primeiro lugar, mas o turismo também precisa respirar e a avançar em Caxias do Sul. Há uma cadeia de restaurantes, cantinas, vinícolas, cervejarias... Vamos desenvolver ações para melhorar o turismo.
Ele conta que, durante três meses, foram visitadas entidades e estabelecimentos que entenderam esse apelo para se unir e desenvolver o turismo.
— É um sonho sermos a menina dos olhos da Serra e, por que não, do Brasil _ ressalta ele, que acrescenta que Caxias tem representatividade econômica no RS e precisa ter mais visibilidade.
— Precisamos aparecer, ter visibilidade, e Caxias se reuniu com esse objetivo de se recolocar como roteiro turístico. Vamos criar esse diagnóstico, sendo que o plano de turismo jamais foi realizado nesse formato. A pandemia nos impede de avançar como queríamos, mas com tempo e fé vamos chegar onde sonhamos.
Ele ressalta que Caxias deixou de aproveitar as oportunidades como roteiro turístico e é preciso recuperar esse espaço.
— A união dos setores é fundamental para construir uma Caxias turisticamente falando que o turista queira ver e conhecer. Hoje, o melhor roteiro é aquele que o turista deseja ver e conhecer.
Ele cita como exemplo a Mercopar, que foi realizada, dentro dos protocolos e com foco em negócios, mas onde a Secretaria de Turismo atuou como agente receptivo.
— Foram quatro dias de estadia e levamos os participantes para conhecer vinícolas, cervejarias, o interior de Caxias. O roteiro que criamos foi dentro do que queriam conhecer e levamos eles, inclusive, para comer um xis que é referência da nossa cidade. Não sabíamos como ofertar e parecia mais fácil encaminhar para municípios vizinhos sem explorar o nosso quintal e o nosso potencial. Para oferece o melhor, temos que criar a nossa identidade e conhecer o perfil dos nossos visitantes.
O prefeito concorda com o secretário:
— É algo inédito esse planejamento estratégico no turismo. Caxias deixou ao longo dos anos o setor em segundo plano e precisamos readquirir essa cultura. Nós temos cenários, paisagens, eventos e potencial para ser um roteiro. Depende dos municípios vizinhos para isso e podemos nos unir para voltar ao cenário — diz Adiló.
O chefe do Executivo lembra que, ao longo dos anos, não de dispensou a atenção necessária ao trade turístico:
— Até hoje não se conseguiu preparar pontos para os ônibus de turismo chegar e estacionar em segurança para que os turistas se sintam acolhidos e bem recebidos. A pesquisa vai permitir que possamos reverter esse cenário em que deixamos de ser protagonistas, e deixamos os pontos fraco colocarem Caxias como secundária no turismo.
Para o prefeito, é necessária união com os demais municípios da região.
— Não queremos competir com as demais cidade, mas queremos voltar a ter protagonismo. Caxias tem muito para mostrar e falta a nós, caxienses, nos apaixonarmos pela nossa cidade, nos encantarmos com o que temos de belo. Não é uma crítica, mas uma oportunidade que vamos agarrar de desenvolver a cidade. Caxias se isolou, parecia uma ilha, e temos que nos unir aos demais município. Juntos seremos bem mais fortes e teremos um olhar bem mais atrativo. Turismo é um negócio, é necessário e importante. Gera empregos e movimenta a economia — finaliza ele.
Já gerente de Relacionamento da Sicredi Pioneira RS, Daniel Hillebrand, ressalta que é uma oportunidade de gerar mais investimentos na cidade.
— O desenvolvimento econômico e social promovido pelo turismo é muito saudável para as comunidades. Somando o enorme potencial turístico de Caxias com a construção de um plano que oriente um posicionamento e governança do segmento, geraremos melhores condições para os empresários atuais e aos que ainda vierem a investir no município.