Conhecer as riquezas do interior antes de investir em viagens mais longas é uma das propostas da campanha Experiências que encantam: Visite nosso Quintal - lançada pela secretaria municipal de Turismo na manhã desta sexta-feira (25), em Caxias. O setor foi um dos mais afetados durante a pandemia. Somente na área de eventos, foram cerca de 60 cancelados desde abril. Pensando nisso, o secretário da pasta, Ênio Martins, decidiu investir na divulgação de atrativos coloniais e típicos da região.
— Percebemos que Caxias não é somente essa cidade de indústria e comércio fortes, temos beleza natural ao nosso redor, é o quintal da nossa casa Caxias. Queremos atrair o morador de Caxias e o que veio a trabalho e que não conhece tão bem essas belezas. Não é um turismo como têm em outras cidades, que foi construído para receber. Aqui é natural. Estamos prontos! — diz.
O lançamento da proposta contou com a apresentação de um vídeo produzido pela empresa Fokuss, sem custos aos cofres municipais. De acordo com o secretário, cerca de oito servidores, assim como ele, pagaram pela captação de mais de 5 mil imagens no interior do próprio bolso. Os vídeos começaram a ser publicados nesta sexta-feira e iniciaram uma sequência de outros que serão conhecidos em publicações previstas para as próximas semanas.
— O município não teria verba nesse momento. São recursos próprios de pessoas que entenderam que precisamos deixar um legado. Não temos como vender Caxias sem vídeo, sem folheteria — afirma, sem divulgar o valor de investimento.
Quanto a divulgação das informações e roteiros, Martins direciona o planejamento de viagens a agências locais:
— O papel da secretaria é promover. Todo turista que vai se aventurar automaticamente precisa de apoio. Há agências que trabalham com essa proposta e que ofertam nosso interior — afirma.
A campanha e os vídeos produzidos podem ser conferidos nas redes sociais @turismocaxiasdosul. O lançamento faz parte da programação da XI Semana Municipal do Turismo 2020 que ocorre até o próximo dia 27. A programação completa pode ser conferida neste link.