Uma chuva de granizo que durou cerca de 15 minutos na tarde desta quarta-feira (16) prejudicou lavouras de Monte Belo do Sul e Bento Gonçalves. Em torno de 50 proprietários de terra da região de Vale Aurora, em Bento (próximo ao distrito de Faria Lemos), e de Monte Belo do Sul, procuraram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves para encaminhar pedido de seguro para as áreas atingidas. De acordo com o presidente da entidade, Cedenir Postal, o número de agricultores afetados deve ser ainda maior, pois alguns produtores optam por não ter seguro.
— Em algumas propriedades foi grande o estrago. Tivemos mais de 50 acionamentos, fora os que não têm seguro, por ser opcional. Quem tem e acionou agora vai precisar aguardar a vistoria da seguradora, que vai determinar o quanto foi a perda — explica Cedenir.
Segundo o presidente do sindicato, os agricultores devem continuar tratando as lavouras para evitar doenças, mesmo que parte da produção apodreça. Ele cita que na região do Vale Aurora, propriedades que cultivam uvas de mesa, especialmente a niágara, foram mais prejudicadas, em razão da safra começar mais cedo. Com isso, a produção deve ter aproveitamento somente na indústria.
Os principais locais atingidos pelo granizo foram a regiões de Linha Fernandes Lima e as comunidades de São Pedro e Caravaggio e na região central de Monte Belo do Sul. Já em Bento, os prejuízos se concentraram no Vale Aurora.