A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
A agência do Sine no Estado com o maior número de vagas de emprego disponíveis neste mês é a de Caxias do Sul. Conforme levantamento divulgado nesta semana pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), são 364 oportunidades de trabalho para diferentes áreas.
A liderança na oferta de vagas é, segundo Mauricio Adamatti, coordenador da agência do Sine de Caxias, fruto de um trabalho de aproximação com os empresários e as entidades que os representam.
— Fizemos uma reestruturação para mostrar a importância do Sine na divulgação — conta.
Sem cobrar para anunciar as vagas, o Sine acaba sendo uma alternativa interessante às empresas, especialmente em tempos de contenção de gastos.
Apesar da grande oferta, Adamatti diz que a procura tem sido baixa. Segundo ele, nesta época do ano passado, o Sine atendia, por dia, a cerca de 120 pessoas em busca de emprego. Hoje, a média de atendimentos diários fica entre 50 e 60.
São 4.064 oportunidades de trabalho disponíveis atualmente nas agências do Sine do RS. A segunda com o maior número de vagas também é da Serra: Garibaldi, com 250.
Seguro-desemprego
A FGTAS também divulgou dados sobre seguro-desemprego: em novembro, o RS contabilizou 25.451 solicitações. Desse total, 11.419 foram recebidas pela internet e 14.032 presencialmente.
De janeiro a dezembro, foram 204.848 pedidos de seguro. A agência de Caxias registrou o segundo maior número de solicitações entre as unidades do Estado: 8.393. Em Porto Alegre, primeiro lugar, foram 14.383.