A Festa Nacional do Kiwi (Fenakiwi) foi símbolo de Farroupilha entre 1991 e 2017. O fim da festa ocorreu em meio à redução das plantações da fruta por causa do fungo Ceratocystis Fimbriata, mas por decisão do poder público. A gestão que assumiu a prefeitura em 2017 optou por mudar o enfoque do principal evento do município para evidenciar a diversificação da economia local e criou a Expo Farroupilha, uma feira multissetorial.
Para o engenheiro agrônomo, Gervásio Silvestrin, precursor do plantio no município, mesmo em crise o setor tem condições de manter a festa:
– Que o fungo causou prejuízo e redução da produção, é notório. Mas o setor esteve em crise, não acabou. Teria produção de kiwi para manter a festa. Crises a gente supera, como vamos superar essa. Isso depende do entendimento de quem decide.
A atual administração admite que a mudança de data foi uma medida equivocada e que no ano que vem voltará a ser realizada entre maio e julho.
– A maturação do kiwi se dá nessas épocas do ano, né? Também pela questão estratégica do pessoal que trabalha com o turismo, que é muito forte do mês de maio, inclusive, pela questão da festa de Nossa Senhora do Caravaggio e também pela venda dos produtos do setor malheiro para inverno. A data é muito estratégica nessas nessa época do ano – disse o secretário de Desenvolvimento Rural de Farroupilha, Daniel Troes.
Sobre o formato, o secretário disse que, provavelmente, será aberta uma discussão com as entidades envolvidas para definir a melhor forma.
Se depender dos candidatos a prefeito de Farroupilha, a Fenakiwi vai voltar a ter o protagonismo de principal evento da cidade. A reportagem perguntou aos quatro concorrentes ao Executivo farroupilhense: O(a) senhor(a) pretende resgatar a cultura do kiwi e o retorno da Fenakiwi em Farroupilha? Não foi estipulado limite de tamanho para resposta.
Em geral, a maioria disse que vai voltar a realizar a festa nos moldes em que ela ocorria até 2017 e durante o inverno. Confira abaixo, em ordem alfabética, o que disseram Fabiano Feltrin (PP), Gloria Menegotto (Rede), Sedinei Catafesta (PSD) e Pedro Pedroso (PSB).
O produtor rural Celito Contini, 52 anos, acredita que a festa tenha que voltar a ser nos meses de frio:
– Fazer a festa do kiwi em novembro quando não tem mais a fruta nessa época... acho que vai voltar a ser no inverno.
O que dizem os candidatos:
Fabiano Feltrin (PP)
"Meu pai foi o primeiro produtor de kiwi do Rio Grande do Sul, que introduziu a cultura em Farroupilha, no nosso Estado. E nós vamos fortalecer as nossas vocações, as nossas fortalezas, resgatando tudo aquilo que é importantíssimo para a nossa história e para nós continuarmos colocando Farroupilha como referência. O kiwi também traz junto consigo a feira da indústria, comércio, serviços e agronegócios, que sempre foi capitaneada pela CICS. A partir do momento que a atual administração tirou das entidades essa possibilidade de fazer a Fenakiwi com a comunidade, trocando o nome para Expo Farroupilha, nós perdemos essa referência e a feira foi um fracasso. A última Fenakiwi de sucesso, de 2014, que foi a maior de todos os tempos, foi a Fenakiwi que eu fui o presidente. Portanto, nós vamos resgatar as nossas tradições. Nossas fortalezas e vocações serão resgatadas através da Fenakiwi, que será realizada sempre no mês de férias de inverno. Porque o que que é que a Serra Gaúcha tem que vender: o turismo de inverno. Já existe o resgate do cultivo do kiwi, inclusive, com novas culturas, com novas frutas, novas cores. Agora nós estaremos lançando em Farroupilha, um que inclusive vai ter uma cor mais avermelhada. Claro que mantendo as variedades que já existem, mas teremos uma novidade que se assemelha bem com o nosso clima."
Glória Menegotto (Rede)
"A Fenakiwi trata-se de um evento turístico e comercial consolidado, que deve ter todo o apoio do município. Quero afirmar que este evento será discutido com o empresariado, com as entidades e, de preferência, que volte a ser organizado através da parceria da CICS, que já demonstrou no passado uma organização esplêndida."
Sedinei Catafesta (PSD)
"Vamos, sim, valorizar muito os nossos agricultores, vamos ter a continuidade dessa busca do intercâmbio com os agricultores nas nossas cidades irmãs tanto na Itália, tanto em Portugal. Dizer que resgatar a feira maior do nosso município, sim, especialmente, no mês de inverno, vai possibilitar que o comerciante possa ter um faturamento, possa vender sua mercadoria. Não mais em novembro, como foi feito no passado pelo atual governo, uma feira que não teve sucesso para o tamanho da nossa cidade. Vamos voltar para o inverno. Sei que está programada a realização em outro período com esse governo atual, mas para 2022 nós vamos já mudar a programação e o calendário da feira. Sabemos que está desaparecendo (o kiwi), são poucos agricultores que ainda estão cultivando. Mas isso passa pelo poder público esse incentivo e apoio para que possamos continuar tendo o destaque do kiwi em Farroupilha."
Pedro Pedroso (PSB)
"Na nossa administração, trabalhamos muito para auxiliar os produtores de kiwi de Farroupilha, inclusive encaminhando jovens agricultores em um programa de intercâmbio subsidiado pelo município, em parceria com a cidade de Latina, nossa cidade gêmea na Itália. O nosso objetivo é, sim, da valorização ainda maior da Fenakiwi. Vale ressaltar que meu vice-prefeito já foi presidente da Fenakiwi e Expo Farroupilha, e a gestão do evento foi extremamente positiva. Teremos um grande evento, e mais, não só isso, a nossa uva Moscato tem papel fundamental no setor turístico e agrícola. Somos a Capital Brasileira do Moscatel, e o desenvolvimento amplo de todas as culturas que produzimos em Farroupilha é o mais importante. Temos frutas de caroço, temos uvas, temos o kiwi e queremos que todas estas culturas recebam a valorização merecida irmanadas em grandes eventos."
Os últimos anos da Fenakiwi
:: Em 2017, a prefeitura de Farroupilha anunciou que a 22ª edição da Festa Nacional do Kiwi (Fenakiwi) seria o último evento no formato que tinha até então, e que a partir de 2018 seria realizada uma festa multissetorial. Além da perda de pomares nos últimos anos, outros fatores pesaram para a decisão. Entre eles, o fortalecimento da uva moscatel e a própria diversificação do perfil da economia da cidade, que passou a contar com uma série de indústrias nas últimas décadas. Em sua última edição solo, a Fenakiwi teve público de 71 mil pessoas e movimentou R$ 40 milhões na economia de Farroupilha.
:: Em 2018, a festa símbolo de Farroupilha trocou de nome, de foco e de data. A mudança gerou reclamação da comunidade. A 1ª Expo Farroupilha ocorreu em novembro, apresentou shows nacionais, grandes marcas, a agricultura familiar, produtos derivados da uva e cervejas artesanais. A Fenakiwi foi mantida como evento simultâneo, chegando à 23ª edição.
:: Em 2019, não foi realizado nenhum dos eventos.
:: Em 2020, o evento foi adiado em função da pandemia de coronavírus. A 2ª Expo Farroupilha e 24ª Fenakiwi, com previsão de serem realizadas juntas na segunda metade de julho de 2020, ficaram para o ano que vem. O comunicado foi feito pela comissão organizadora no dia 7 de julho. A próxima edição deve ocorrer em maio de 2021.