Mesmo com todo o incentivo ao uso de bolsas retornáveis, cerca de 2 mil sacolas de plástico são distribuídas por mês na Feira Ecológica da Praça das Feiras, em Caxias do Sul. Para mostrar a contradição em consumir orgânicos e usar sacolinhas de plástico, a organização da feira lança neste sábado (6) a campanha Feira sem sacola plástica para estimular práticas sustentáveis que auxiliem na proteção e preservação do planeta.
— Dentro da agroecologia existe uma preocupação com o meio ambiente, com a água. Fica até meio incongruente o produtor entregar sacolas plásticas. E o consumidor precisa fazer a sua parte para a preservação. Não é só não comer comida com veneno — destaca Andrea Basso, da coordenação da Feira Ecológica de Caxias.
A ação será realizada sempre no último sábado do mês. O lançamento ocorre no primeiro sábado porque a iniciativa integra as comemorações da Semana do Meio Ambiente da feira. A intenção é implantar o processo de forma gradativa até abolir de vez as sacolinhas plásticas. A meta é deixar de entregar as sacolas já no final do ano. A campanha será estendida para as outras feiras ecológicas da cidade, às quartas, próximo à Maesa, e às quintas, no pórtico da prefeitura.
— Há mais de 10 anos a gente vem nessa luta e encontra ainda muita resistência. Tem gente que é até agressiva quando a gente diz que não tem sacola plástica — conta Andrea.
A Feira Ecológica de Caxias completa 22 anos de existência em 2020.
AS FEIRAS ECOLÓGICAS EM CAXIAS
> Quarta-feira, das 11h30min às 16h, na Rua Santos Dumont esquina com a Rua Vereador Mário Pezzi, bairro Exposição.
> Quinta-feira, das 12h às 17h, no pórtico da prefeitura, na Rua Alfredo Chaves, bairro Exposição.
> Sábado, das 6h30min às 11h30min, na Praça das Feiras (ao lado da Estação Férrea), bairro São Pelegrino.