As academias e estúdios de pilates de Caxias do Sul poderão retomar as atividades na próxima quarta-feira (22). A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (20) em uma reunião do gabinete de crise. O funcionamento, no entanto, deverá seguir uma série de restrições, que ainda não foram divulgadas. As regras estarão no novo decreto.
Leia mais
Academias amanhecem fechadas após decreto para combater o coronavírus em Caxias
Clubes de Caxias do Sul cancelam atividades para evitar avanço do coronavírus
Conforme o secretário do Urbanismo, João Uez, após integrantes do gabinete conversarem com a Secretaria da Saúde e o setor de epidemiologia da pasta, a conclusão foi de que há condições de permitir a abertura desses estabelecimentos com segurança.
A retomada das atividades das academias era reivindicada por empresários do setor há pelo menos duas semanas. Na semana passada, após o decreto que autorizou o funcionamento do comércio, o diretor de fiscalização da Secretaria do Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto afirmou, que havia a intenção de permitir o funcionamento do setor nesta semana, mas que eram analisadas experiências de outras partes do mundo. A manifestação ocorreu durante live realizada pela prefeitura.
De acordo com Uez, foram verificadas experiências em países da Europa, do estado americano da Califórnia e da Austrália, além de cidades do RS.
— A Austrália, que está a uns 30 dias adiantada com relação à epidemia, estava com as academias fechadas até pouco tempo e agora abriu parcialmente — defende.
Em Bento Gonçalves, o funcionamento de academias está permitido desde as 13h de quinta-feira (16) com limitação de três alunos por instrutor e horário agendado. Os equipamentos devem passar por limpeza periódica.