O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições para vagas temporárias para o Censo Demográfico 2020. São 208 mil vagas no Brasil, sendo 12.899 delas no Rio Grande do Sul, conforme editais publicados nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial da União (DOU). Em Caxias do Sul, há 571 vagas temporárias previstas: 504 para recenseador e 67 para agente censitário. Também há vagas para municípios da região, como Bento Gonçalves, Farroupilha e Flores da Cunha (veja quadro).
Para as vagas de recenseador, o pré-requisito é ter Ensino Fundamental completo. A remuneração é variável e será calculada por produção, em cada setor censitário. A previsão de duração do contrato é de três meses, podendo ser prorrogado.
Já para agente censitário municipal e agente censitário supervisor, é necessário o Ensino Médio completo. Os salários são de R$ 2,1 mil (censitário municipal) e R$ 1,7 mil (agente censitário supervisor). A previsão de duração do contrato é de até cinco meses, também podendo ser prorrogado.
As inscrições devem ser feitas até 24 de março pelo site da Cebraspe.
O Censo Demográfico deve ser aplicado entre agosto e outubro nos cerca de 71 milhões de domicílios brasileiros. O questionário básico terá 25 questões, nove a menos do que em 2010. Já o da amostra, aplicado em 10% dos lares, terá 26 perguntas a menos do que no último levantamento, totalizando 76 questões.
Os temas abordados no Censo 2020 serão características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho e mortalidade.
Cidades e vagas
Caxias do Sul: 504 (recenseador) e 67 (agente censitário)
Bento Gonçalves (abrange Bento Gonçalves, Coronel Pilar, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza): 125 (recenseador) e 18 (agente censitário)
Farroupilha: 66 (recenseador) e 9 (agente censitário)
Flores da Cunha (abrange Flores da Cunha e Nova Pádua): 31 (recenseador) e 5 (agente censitário)
São Marcos: 21 (recenseador) e 3 (agente censitário)
Vacaria (abrange Vacaria, Campestre da Serra e Muitos Capões): 67 (recenseador) e 9 (agente censitário)
Garibaldi: 33 (recenseador) e 5 (agente censitário)
Carlos Barbosa (abrange Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul): 31 (recenseador) e 4 (agente censitário)
Veranópolis (abrange Veranópolis, André da Rocha, Cotiporã, Vila Flores): 34 (recenseador) e 6 (agente censitário)
Nova Petrópolis: 21 (recenseador) e 3 (agente censitário)
Gramado: 35 (recenseador) e 5 (agente censitário)
Canela: 42 (recenseador) e 7 (agente censitário)
São Francisco de Paula: 20 (recenseador) e 4 (agente censitário)