A 34ª edição do Natal Luz teve um lucro de R$ 7.360 milhões. O dado foi apresentado nesta terça-feira (11) pelo presidente da GramadoTur, Edson Néspolo, durante coletiva de imprensa. Na edição anterior, o rendimento também ficou na faixa dos R$ 7 milhões.
O resultado positivo é comemorado por Néspolo, principalmente porque o investimento foi maior: foram R$ 29,7 milhões em 2019/2020, R$ 4,1 milhões a mais que em 2018, quando a festa recebeu R$ 25,6 milhões de aporte.
— Todos os espetáculos foram novos. Sempre que há novidades, a tendência é investir mais — diz Néspolo, acrescentando que o Natal Luz deste ano teve incremento de 55% nos patrocínios, totalizando R$ 9,2 milhões.
Os espetáculos tiveram 204 mil pagantes, resultando em R$ 27 milhões de bilheteria. No total, incluindo os eventos gratuitos, o Natal Luz teve um público de 2,3 milhões de pessoas.
Néspolo também divulgou durante a entrevista coletiva a pesquisa de satisfação realizada com os visitantes do evento. Um dos itens mais elogiados pelos turistas foi a decoração, que teve aprovação de 98%. O levantamento também revelou um descontentamento dos visitantes: o trânsito.
— Apareceram ameaças, como a mobilidade urbana. Mas a prefeitura está tomando algumas providências, está em curso um novo plano diretor. É uma discussão que precisa ser feita — destaca Néspolo.
A 35ª edição terá abertura em 22 de outubro e término em 10 de janeiro de 2021.
PESQUISA
Durante o evento, a Universidade de Caxias do Sul realizou uma pesquisa com os visitantes. A UCS pediu para os entrevistados resumirem o sentimento que tiveram durante o Natal Luz em uma palavra. Veja as respostas:
Palavra e percentual sobre as sobre as manifestações:
Lindo: 10,53%
Mobilidade ruim: 8,03%
Alegria: 6,93%
Luz: 6,93%
Amor: 6,65%
Sonho: 5,82%
Magia: 4,16%
Custo alto: 3,88%
Superou: 3,60%
Encantador: 3,32%