Empresários e lideranças caxienses deram um importante passo nesta semana que irá resultar na criação de um centro de inovação na cidade. Um grupo formalizou a fundação da Associação de Inovação e Tecnologia (Habit) e planeja trazer para Caxias do Sul um centro nos moldes da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), em Florianópolis. O objetivo é aglutinar forças para conectar pessoas e organizações no fomento da inovação e de ações empreendedoras.
— A gente vê que existem várias pessoas que estão criando soluções isoladas. Percebemos a necessidade de ter um grupo. E uma possibilidade era ter um centro de inovação que não fosse só um prédio, mas que tivesse pessoas, tivesse alma — diz Juremir Milani, presidente do Habit.
Para disseminar conhecimento sobre inovação, serão realizadas atividades como mentorias e eventos de startups. A intenção é apresentar o novo modelo para a comunidade e proporcionar que ideias se transformem em negócios.
— A grande expectativa é transformar a mão de obra da região, formar pessoas tanto para tecnologia da informação quanto para indústria, que está se tornando cada vez mais tecnológica. E reter ela (mão de obra) aqui — acrescenta Milani.
O projeto já está bem avançado, inclusive com negociação de imóvel para receber o empreendimento. A estimativa é de que o centro de inovação abra as portas no início do ano que vem. Ele terá salas para locação, coworking, linklab (espaço para desenvolver negócios), arena para realização de eventos e praça de alimentação.
A governança e a curadoria tecnológica do centro ficarão sob responsabilidade do Trino Polo, o Polo de TI da Serra Gaúcha. O Habit tem como proposta replicar o modelo de trabalho em outros municípios da região.
A associação conta com 33 fundadores, incluindo 26 pessoas físicas e sete jurídicas. A diretoria eleita assume para o período 2019/2021.
Quem integra:
Presidente: Juremir Milani
Vice-presidente: Grasiela Scheid Tesser Possa
Diretor de mercado: Thiarlei Macedo
Direto financeiro: Daniel Gregol
Conselho Deliberativo: Daniel Antônio Faccin, Egor Marcon e Fernando Gonçalves dos Reis
Suplentes: Márcio da Cunha Marins e Rogério da Silva Rodrigues
Conselho Fiscal: Ademar Romeu Scariot, Márcio Alexandre Biazus e Maurício Sebastião de Barros