O Simecs, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul, anunciou nesta quinta-feira (31) os nomes dos três empresários que serão homenageados com o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera, que distingue personalidades empresariais com trajetórias de estaque. Eles receberão o Troféu Gigia Bandera. Os escolhidos são os empresários Clovis Tramontina, Raul Antônio Carniel e Francisco Antônio Santos.
O Troféu Gigia Bandera foi instituído pelo Simecs em novembro de 2005, em homenagem a Luigia Carolina Zanrosso Eberle, a Gigia Bandera. A obra, uma das principais honrarias da indústria caxiense, procura sintetizar as características do empreendedorismo da pioneira da indústria metalúrgica de Caxias do Sul e da região.
Clovis é o presidente da Tramontina, de Carlos Barbosa, desde 1992. Para alinhar-se à filosofia da empresa, antes de assumir a presidência, trabalhou por anos em vários setores da Tramontina até assumir o comando. A marca completou 108 anos e seus produtos estão em mais de 120 países. A Tramontina possui hoje mais de 8 mil funcionários em 10 unidades fabris que produzem utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, manutenção industrial e automotiva, entre outros itens.
— Esse reconhecimento me enche de orgulho e me faz voltar no tempo. Faz lembrar de meus avós, Elisa e Valentin Tramontina, que há 108 anos davam início a uma história que não poderiam imaginar onde iria chegar. Este prêmio eu dedico a eles e também ao meu falecido pai, Ivo Tramontina, e ao sócio dele, meu padrinho. Ruy Scomazzon, e aos nossos funcionários — disse Tramontina.
Francisco Santos é sócio fundador e CEO da Marelli, rede especializada em mobiliário corporativo. Ele nasceu em São Francisco de Paula, filho de professor rural e de mãe doméstica. O avô materno, Francisco Ballardin, era dono de serraria e Francisco quando criança, tinha fascínio pela forma como as toras de madeira eram processadas. Da sociedade de Francisco com os amigos Rudimar Borelli e Daniel Mazzocchi, nasceu a Marelli, hoje com duas plantas fabris, em Caxias do Sul e Canoas, e mais de 500 funcionários. Francisco também é acionista e fundador da Metalli Ações Especiais.
— Sem a família e o grupo de mais de 500 profissionais que trabalham diretamente no negócio, eu certamente não estaria recebendo essa honraria, porque ninguém faz nada sozinho. O esforço de todas essas pessoas é que resultou neste reconhecimento — manifestou-se Francisco ao saber do reconhecimento.
Raul Antônio Carniel é sócio fundador da Fábrica de Máquinas Almeida, a MCA, que tem também Areovaldo Nogueira de Almeida como sócio. A empresa fabrica máquinas de correntes, máquinas especiais para diversos segmentos de mercado, malhas de aço para fabricação de luvas em aço inox e peças de precisão, bem como presta serviços de usinagem. O parque industrial localiza-se na BR-116, no bairro Panazzolo. Após concluir curso no Senai, enquanto trabalhava na Metalúrgica Nossa Senhora de Fátima, surgiu a ideia com amigos de fabricar máquinas para correntes, e foi a partir daí que surgiu a Máquinas Almeida, em 1976 .
— Recebo o troféu Gigia Bandera com muita emoção e alegria. Sem dúvida representa o reconhecimento pelo trabalho de tantos anos. Dedico esta homenagem ao meu sócio, Areovaldo, minha família e todos os funcionários que fazem da Fábrica de Máquinas Almeida um lugar para trabalhar e se desenvolver. Alegria, emoção e gratidão são meus sentimentos ao receber esta tão valorosa distinção — exaltou Carniel.
A solenidade de entrega do troféu será realizada no dia 29 de novembro, as 20h, em programação na sede social do Recreio da Juventude.