Ainda que em 2019 a maioria das serranas esteja com viés de queda na avaliação de mercado, há uma companhia que apresenta valorização acima da média da bolsa. Trata-se da Unicasa, fabricante de móveis sediada em Bento Gonçalves. Entre o primeiro pregão de janeiro e o último de junho, os papéis da indústria tiveram alta de 24%, o que significou ganho de R$ 46,2 milhões em valor. O desempenho supera, por exemplo, o Ibovespa, principal índice do mercado acionário, que superou a barreira histórica dos 100 mil pontos e subiu em torno de 11% no período.
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Única moveleira na bolsa, a empresa teve de conduzir uma mudança inesperada na diretoria recentemente, após o falecimento do diretor presidente Frank Zietolie em um acidente aéreo, em março. A ação da empresa chegou a cair nos dias posteriores à morte de Zietolie, mas engatou uma sequência de alta no final de maio, após a definição do novo comando.
– Somos uma empresa menor dentro do universo da bolsa, com uma liquidez menor. Quando tem alguém muito interessado em comprar ação, se gera uma pressão de alta mais forte – justifica Gustavo Dall’Onder, diretor presidente da Unicasa.
E no semestre que passou o interesse dos investidores pela Unicasa se aqueceu. A perspectiva de retomada da construção civil e o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, dois fatores que tendem a aumentar a venda de móveis, acabaram ajudando. No entanto, a principal razão, na visão de Dall’Onder, está nos balanços financeiros apresentados no semestre. Tanto na demonstração de 2018, como na dos três primeiros meses de 2019, a empresa apurou lucro, revertendo prejuízos de períodos anteriores.
Apesar da queda na receita, a empresa conseguiu melhorar o desempenho a partir da redução de despesas. Neste sentido, a rede de revendas exclusivas e lojas próprias fechou mais de 60 pontos em um ano, chegando a 202 unidades ao final de março. O diretor presidente diz que as operações foram fechadas por uma questão estratégica da companhia, que pretende desativar pontos deficitários e que não contribuem no posicionamento da marca.