Melhorias na infraestrutura, na saúde e na segurança foram os itens destacados no encontro da Agenda 2020, que aconteceu na manhã desta segunda-feira na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, que reuniu representantes dos setores público e privado da região. A duplicação das rodovias RSC-122 e RSC-453 foram elencadas como prioridades para o desenvolvimento da Serra e fundamentais para melhorar a situação do Rio Grande do Sul.
A Agenda 2020 é um movimento que reúne diversos segmentos da sociedade com o propósito de criar uma agenda estratégica a fim de traçar os rumos de desenvolvimento do Estado. As demandas de Caxias e demais municípios da região vão integrar o Caderno de Propostas, que será entregue aos finalistas do governo gaúcho no dia 16 de outubro. O próximo passo é compilar as ideias e formatar o documento. A ideia é que elas façam parte do plano de governo do futuro governador e que sejam implementadas ao longo dos anos a fim de melhorar a realidade do Estado.
— Queremos firmar um compromisso com o futuro gestor — destaca diretor executivo do Polo RS e agenda 2020, Valdir Bianchessi Júnior.
As reivindicações foram elencadas a partir de informações socioeconômicas. Dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que engloba variáveis como educação, saúde e renda, por exemplo, mostrou que Caxias do Sul tem uma boa saúde financeira, na comparação com os demais municípios do RS.
Outro dado é do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), que mostra que Caxias do Sul e região estão acima da média no Estado, com destaque na educação básica (séries iniciais). O ponto negativo destacado no encontro foi na área da segurança, principalmente quando o assunto é o tráfico de drogas na cidade.
QUATRO PRIORIDADES
1. Duplicação da rodovia RSC-122
2. Duplicação da RSC-453.
3. Investimentos e destinação de verbas ao Hospital Geral.
4. Investimentos em educação técnica (cursos técnicos, que preparem jovens para o mercado de trabalho)