O mercado de trabalho em Caxias do Sul continuou sua trajetória de recuperação em fevereiro. No período, o município liderou a geração de empregos no Rio Grande do Sul, criando 1.959 vagas. O resultado é fruto de 7.118 admissões e 5.159 demissões. Os dados foram divulgados na tarde desta sexta-feira através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pelo Ministério do Trabalho.
O resultado é o melhor do município para um mês desde fevereiro de 2014. Em fevereiro deste ano, o resultado positivo foi puxado pela indústria de transformação, que abriu 1.271 postos, e pelo setor de serviços, que abriu 592 vagas.
– Esse momento de contratação se dá conforme os pedidos na indústria. Algumas empresas estão com uma boa carteira de clientes para o início do ano e isso repercute em toda a cadeia produtiva – analisa a economista Maria Carolina Gullo.
Também tiveram desempenhos positivos o comércio e a construção civil, com geração de 102 e 53 novas posições, respectivamente. Por outro lado, a agropecuária foi o setor que mais demitiu, com 83 empregos cortados no mês.
No acumulado dos dois primeiros meses de 2018, Caxias do Sul tem saldo positivo de 3.325 vagas, conforme o Caged. É o segundo melhor resultado no Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas de Vacaria, que gerou 7.015 posições com carteira assinada, a maioria delas devido aos temporários na colheita da maçã.
NO ESTADO
Municípios que mais criaram vagas em fevereiro
Caxias do Sul: 1.959
Santa Cruz do Sul: 1.915
Venâncio Aires: 1.348
Porto Alegre: 676
Vacaria: 632