O Procon de Caxias do Sul elaborou uma lista de dicas na hora de comprar os presentes de Natal. Confira:
:: Utilize o 13° salário para quitar dívidas, de preferência as com juros mais altos. Não se empolgue com a renda extra, afinal, existem muitos gastos previstos para o novo ano que entra.
:: Antes de ir às compras, faça uma lista de possíveis presentes que pretende comprar e valores que realmente pode gastar.
:: Pesquisa é fundamental. Os preços e as condições de pagamento variam muito de um estabelecimento para outro.
:: Sempre que possível, compre à vista e peça desconto. A medida provisória 764/2016 permite que os estabelecimentos comerciais pratiquem a diferenciação de preços, conforme às condições de pagamento.
:: Informe-se sobre a possibilidade de troca. As lojas físicas não são obrigadas a efetuar trocas em razão da cor ou tamanho. A troca é obrigatória somente se o produto vier a apresentar algum defeito. Por isso, é importante combinar com o vendedor para inserir na nota ou no cupom fiscal a seguinte informação: "Para presente, sujeito a troca".
:: Exija e guarde a nota fiscal. Ela será fundamental para o caso de uma reclamação junto ao Procon.
:: Não adquira produtos de procedência duvidosa, seja pelo risco à saúde do consumidor ou evasão de tributos revertidos em serviços públicos.
:: Nas compras online, faça cópias (prints de tela) de todo o processo, pois serão fundamentais caso você precise garantir os seus direitos.
:: Verifique a procedência do site. Prefira os que possuem endereço físico e boas recomendações. Caso esteja com dúvidas, vale a pena consultar a lista de sites não confiáveis do Procon clicando aqui.
:: Você pode desistir das compras feitas a distância (internet, telefone ou catálogo) no prazo de sete dias a contar da sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.
:: Calcule o prazo hábil para os Correios, caso contrário, corre-se o risco de o produto não chegar a tempo.
>> Fale com o Procon
:: Site: caxias.rs.gov.br/procon/
:: Telefone: 151.
:: Endereço: Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio-dia.
Leia também
Vendas de Natal devem crescer 5% em Caxias do Sul
Há restaurantes que não fecham nem no Natal nem no Ano-Novo
Confira dicas de presentes de Natal de até R$ 50