Os mais de 114 mil caxienses endividados podem buscar orientação ou até mesmo negociar suas dívidas, no caminhão do Serasa que está estacionado na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, até a próxima quinta-feira. O serviço é gratuito. Dados do Serasa Consumidor indicam que 41% da população economicamente ativa (278,2 mil pessoas) do município está com o CPF comprometido. O índice é menor que a média do Estado , de 43%, mas mais alto que o índice médio do país, de 40%.
— São números muito expressivos — destaca o o gerente do Serasa Consumidor, Daniel Ebbsen.
O serviço itinerante pretende motivar a discussão sobre os altos índice da inadimplência, fazer com que as pessoas se atualizem sobre a sua situação e tentar biucar uma saída para limpar o nome.
É o caso do aposentado Alaor Lopes da Fonseca, 68 anos, que na tarde de ontem resolveu entrar no caminhão para conferir sua situação. Descobriu uma dívida de mais de R$ 2 mil que não lembrava e já tentou fazer a negociação com um dos atendentes.
—Vou tentar limpar meu nome o quanto antes — ressaltou.
O soldador Welliton Antônio Oliveira, 47, também foi buscar informações sobre as dívidas . Desempregado há mais de seis meses, demonstrava preocupação com a situação.
— Quero limpar meu nome, mas preciso negociar prazo e valores — informou.
A professora aposentada Sonia Maria Cardoso aguardou pacientemente na fila por quase uma hora para consultar sua situação no mercado. Na saída, ela esbanjava alegria.
_ Sabia que não devia nada, mas queria ter certeza. Graças a deus meu nome está limpo _ comemorou.
SERVIÇOS OFERECIDOS
Nem todas as solicitações pode ser atendidas pelo serviço itinerante. O que é possível verificar:
* Fazer a auto consulta para atualizar os números da dívida
* Conhecer sua pontuação de crédito Serasa Score, que expressa a condição de crédito da pessoa
* Abrir cadastro positivo
* Fazer alerta de documentos extraviados.
*Negociar dívidas de empresas que tem parceria com a Ativos, uma empresa recuperadora de crédito que tem em sua carteira mais de 20 milhões de CPFs. Para esses, a negociação das dívidas pode ser feita no caminhão e os descontos são bem atrativos. Podem chegar a 70%.
* Para os que não estão na lista, o Serasa está realizando até o dia 30 de novembro, o feirão Limpa Nome. Nestes casos, as negociações, gratuitas, são feitas via site www.serasaconsumidor.com.br
INADIMPLÊNCIA
* 114,1 mil caxienses estão com os CPFs negativados
* Isso representa 41% da população economicamente ativa, que é de 278, 2 mil
* No RS, o número de endividados é de 2,4 milhões (43% da população economicamente ativa)
* No Brasil, são 60,5 milhões, o que representa 40% da faixa economicamente ativa