Com problemas desde o dia 18 de maio, o sistema de emissão de carteiras profissionais da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) só deve retornar ao normal a partir de 11 de julho. É possível que o prazo se estenda e cause ainda mais problemas para quem necessita do documento. Em Caxias do Sul, o Sine entrega 60 carteiras por dia, em média.
Para se ter ideia do tamanho do transtorno, somente duas pessoas conseguiram finalizar o processo nesta quinta-feira. Por determinação do Ministério do Trabalho e Previdência Social, está sendo instalado em todo o país um sistema online para substituir o atual.
Leia mais:
Emissão da carteira de trabalho é suspensa em 171 municípios
RS tem mais de 650 vagas abertas em concursos
Ele terá cruzamento de dados, vai coletar fotografia na hora e dará agilidade aos cidadãos, com as verificações em tempo real. O coordenador do Sine em Caxias, Max Mota Rodrigues, pede paciência à população e afirma que não adianta se revoltar, pois não há nada que os servidores possam fazer:
– É uma loteria conseguir. O pessoal tem de compreender que somos o para-rio, não podemos mexer em nada. A readequação passa por Brasília.
Rodrigues relatou que alguns tumultos foram registrados, mas sem agressões. Quem for até a agência da fundação sem agendamento prévio perderá tempo. Nesta quinta-feira, o Pioneiro esteve lá e constatou que não há cartazes ou placas indicando a situação, o que poderia evitar inconvenientes.
– Vim sem saber e me disseram que tenho de esperar. É complicado, preciso da carteira porque consegui um novo emprego em Criciúma (SC) e só poderei me transferir quando tiver ela em mãos. Por enquanto, terei de aguardar – lamentou Gustavo Henrique Cardoso, 20 anos.
Os demais serviços, como encaminhamento de seguro-desemprego e oferta de vagas, não estão afetados. Ao todo, o Sine atende cerca de 500 pessoas por dia. Não há datas disponíveis por agendamento para carteiras antes do dia 13 de julho.
Não perca a viagem
– Os agendamentos são feitos pelo site da FTGAS
– É possível agendar somente para as terças, quartas e quintas
–As carteiras de trabalho só são feitas mediante o agendamento
– Para informações detalhadas, ligue para (54)3223.7071