Manter uma alimentação saudável não é um desafio apenas devido à correria do dia a dia, que muitas vezes nos impede de planejar com cuidado todas as refeições. Os preços de frutas, verduras e legumes, cada vez mais inflacionados, é outro empecilho relevante ao planejamento mensal. No último mês, conforme o Índice de Preços ao Consumidor de Caxias do Sul (IPC), as frutas subiram 19,93% e os legumes e outros vegetais tiveram escalada de 14,32%. Por outro lado, os enlatados e conservas cresceram bem menos – 9,62%.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Essa disparada nas frutas e legumes em relação aos outros alimentos, explica o professor Roberto Birch Gonçalves, diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais da Universidade de Caxias do Sul (UCS), é histórica e ocorre principalmente pela sazonalidade. Basicamente, os itens fora de época acabam sendo trazidos de outros lugares, o que dispara certos preços e eleva a média geral. Condições climáticas adversas também prejudicam plantações e impulsionam os valores.
– Os produtos industrializados têm padrão nos preços porque contam com estoque, controle de custos, então eles aumentam menos. Mas vale frisar que frutas, legumes e verduras têm maior variedade de opção do que os outros alimentos. Se o consumidor souber procurar bem e substituir os itens mais caros, é possível manter uma alimentação saudável sem prejudicar tanto o bolso – ensina.
Buscando soluções
Uma das alternativas que boa parte dos caxienses tem recorrido para driblar a alta são as feiras. Nos últimos meses, com a perda do poder de compra gerado pela crise econômica, a procura por essa modalidade se intensificou:
– A gente nota uma movimentação maior agora do que no último ano – relata Nilson Luiz Finn, 50 anos, que vende a produção própria colhida em Vila Cristina na Feira do Agricultor e no Ponto de Safra.
Os preços mais em conta nas feiras são possíveis porque eliminam parte dos "intermediadores". A venda direta entre produtor e consumidor é comemorada também pelos agricultores:
– Tem essa vantagem que aqui (nas feiras) a gente ganha na hora. Sem atravessador, não precisamos esperar o pagamento, é mais prático – conta Oneide José Sperandio, 53, da Associação Hortifruti São Luiz da 6ª Légua, que conta com cinco produtores.
Conhecido pelo diferencial no formato de comercialização – cada sacola de qualquer alimento sai por apenas R$2 –, o Ponto de Safra é referência em compra econômica em Caxias. Djeyse Chiaradia, 36 anos, sempre compra as frutas e verduras da semana nesta modalidade:
– Quando não posso vir em função do meu trabalho, faço a encomenda para minha mãe. Compro toda a salada aqui no Ponto de Safra, é muito mais em conta e são produtos de qualidade. No mercado, só compro carne e os outros alimentos.
Praça das Feiras deve ficar pronta no meio do ano
Embora bem aceitas pela população, as feiras, algumas vezes, atrapalham a mobilidade da cidade. Esse problema deve ser amenizado a partir da metade do ano, com a inauguração da Praça das Feiras. Pelo menos é o que acredita Araí Horn, secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).
A inauguração do nova opção de lazer, segundo o secretário, deve ocorrer entre junho e julho deste ano. O espaço fica nas proximidades da Praça do Trem, atrás da Escola Pena de Moraes.
– As feiras que ocorrem na antiga Estação Férrea (Feira do Agricultor na terça e Feira Ecológica aos sábados) devem passar para a Praça das Feiras. É um espaço público sem utilidade que vai ser de grande importância – analisa Horn.
Além dessas, outras feiras e eventos devem ocorrer no novo espaço.
:: FEIRAS ::
Ponto de safra
Ocorre sempre nas sextas-feiras, em três endereços:
- na Treze de Maio, entre a rua Sinimbu e Av. Júlio de Castilhos (das 5h30min às 16h)
- na rua Moreira César, entre as ruas Os 18 do Forte e Sinimbu (das 5h30min às 16h)
- na rua Bento Gonçalves, entre as ruas Dr. Montaury e Marquês do Herval (das 5h30min às 16h)
Feira do Agricultor
Ocorre de terça-feira a sábado, em cerca de 40 endereços da cidade. Alguns dos mais conhecidos são:
- Terça-feira, na Rua Augusto Pestana, das 15h às 19h
- Sexta-feira, na Rua Camaleão, das 16h às 19h
- Sábado, na Rua Plácido de Castro (Maesa), das 6h às 9h
- Programação completa pode ser conferida no www.caxias.rs.gov.br/agricultura, aba Programas
Feira Ecológica
Ocorre em dois momentos:
- aos sábados, das 6h30min às 11h30min, na Rua Augusto Pestana
- nas quartas-feiras, das 14h às 18h, na Rua Santos Dumont