As tradicionais filas que se formam em frente à agência do Sine de Caxias logo no início da manhã para encaminhamento de seguro-desemprego - especialmente em épocas de recessão, como atualmente - não têm mais razão de existir. Desde segunda, a agência só encaminha o benefício por meio de agendamentos. E o principal: ele pode ser realizado durante todo o dia, das 8h às 17h, e não somente pela manhã.
A medida visa evitar as longas filas e reduzir o tempo de espera, já que depois de agendar o encaminhamento o trabalhador só volta para a agência em um horário determinado. A estratégia vem em boa hora: o número de seguros encaminhados já ultrapassa 14 mil somente neste ano e não dá sinais de que irá cair.
- Além da alta demanda, a medida foi tomada para o pessoal não ficar mais horas na chuva, no frio, para garantir uma senha. Vir até o Sine de madrugada era até cultural em Caxias, mas não tem mais necessidade disso - explica Max Mota Rodrigues, coordenador da agência de Caxias.
A mudança não é provisória: em princípio, ela será mantida até depois que a demanda baixar. A alta procura, por sinal, vem se mantendo há algum tempo, já que no primeiro semestre do ano passado os números eram semelhantes a deste ano.
- O cenário está até pior do que em 2009, porque naquele ano a alta demanda não foi tão constante - analisa Rodrigues.
O Sine faz, atualmente, cerca de 200 agendamentos por dia para seguro-desemprego. A espera para o atendimento é de 10 a 15 dias.
Outro fator que tem reduzido as filas na agência é a parceria da unidade com alguns sindicatos, firmada há cerca de três meses. Por meio dela, as entidades já fazem o agendamentos do seguro-benefício na hora da rescisão. Segundo Rodrigues, cerca de 500 encaminhamentos mensais estão sendo realizados dessa forma.
Recessão
Sine de Caxias encaminhou mais de 14 mil seguros-desemprego neste ano
Desde segunda, benefício deve ser agendado para evitar filas
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project