Para atrair mais clientes, as malharias de Nova Petrópolis não estão mais tão focadas em produzir peças pesadas. Em razão do frio do inverno gaúcho não durar muito tempo, roupas com fios mais leves ganham os estandes na 25ª edição do Festimalha, considerado um dos principais eventos de moda do Estado. O festival começou dia 1º de maio e se estende até 1º de junho, sempre de quintas a domingos. A previsão é de que sejam comercializadas 350 mil peças, 15% a mais do que em 2013
- Este ano as vendas estão muito boas, bem melhor que no ano passado. O pessoal está investindo mais em peças leves. Nosso inverno é de poucos dias, uma semana. Não é muito rigoroso - conta a gerente da loja Sandra de Lio, Gessi Schein.
Em geral, as malharias presentes no Festimalha comemoram uma melhor venda em relação aos primeiros dias do festival em 2013. Tem estabelecimento que verificou negociação 80% superior. Em outros, a margem varia de 10% a 20%. Os motivos seriam o feriado de 1º de maio, que emendou com o primeiro final de semana do festival, e as temperaturas baixas.
A expectativa é de que 100 mil pessoas visitem o Centro de Eventos. Participam do festival 51 malharias, cinco lojas de acessórios e oito estandes na praça de alimentação. Confira a programação:
SERVIÇO
O que: 25º Festimalha
Quando: de 1º de maio a 1º de junho (de quintas a domingos, das 10h às 19h)
Onde: Centro de Eventos de Nova Petrópolis (Rua Padre Theobald, 1.700, Centro) Quanto: R$ 6 para o público em geral. Criança até 10 anos e morador local não pagam
FINAIS DE SEMANA TEMÁTICOS
15 a 18 de maio: Semana da Fashion Weekend
22 a 25 de maio: Semana da Cultura e Lazer
29 de maio a 1º de junho: Semana do Esporte e Saúde