Embora a maioria dos consumidores deixe as compras de final de ano para dezembro, os supermercadistas já estão reforçando os estoques para a época. A preocupação é justificável: o período é o mais lucrativo do ano para o comércio e a falta de itens nas prateleiras representaria um prejuízo enorme para os estabelecimentos. A antecipação das encomendas - que sempre ocorreu - tem se acentuado cada vez mais no varejo em função das dificuldades de logística encontradas no país.
Os supermercados médios e grandes, destaca Jorge Salvador, presidente do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros), já fecharam os pedidos para as festas de fim de ano. Os menores, acredita o dirigente, também devem se programar até o final de outubro.
- Os panetones e as bebidas, como refrigerantes e espumantes, já estão ganhando destaque nos supermercados. Já as aves natalinas devem aparecer mais a partir do próximo mês - revela Salvador.
Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), explica que antecipação dos pedidos ocorre por cautela dos empresários. Como a movimentação nas estradas se intensifica no final do ano, as chances de alguns itens faltarem nas gôndolas por estarem presos no trânsito é maior no período.
Além disso, o estabelecimento que se planeja também pode desbancar os desavisados, já que os supermercados que deixam para comprar os reforços dos estoques apenas em cima da hora podem sofrer com a falta de fornecedores.
A alta da demanda tem movimentado as vinícolas da Serra, principal região produtora do país. As cantinas já começaram a entrega do produto para os supermercados e devem intensificar o fornecimento a partir desta semana.
Conforme Alceu Dalle Molle, presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a expectativa de crescimento na comercialização de espumantes para este ano é de 10% a 20%.
- A sazonalidade do produto tem caído bastante com o passar dos anos, ou seja, o consumo da bebida está sendo frequente em todos os meses. O final do ano, porém, segue sendo o pico maior das vendas - destaca.
A observação de Dalle Molle também é constatada na Cooperativa Vinícola Garibaldi. Conforme Maiquel Vignatti, gerente de marketing da empresa, cerca de 65% do total de vendas de espumantes deste ano são realizadas no último trimestre do ano. Já no ano passado, esse percentual chegou a ser de 90% nessa época.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta terça-feira.
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A antecipação ocorre por cautela dos empresários, já que a movimentação nas estradas se intensifica no período
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