Uma das datas mais aguardadas pelo comércio, a Black Friday deste ano traz um cenário otimista para os consumidores de Caxias do Sul. Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Caxias aponta que os produtos eletroeletrônicos lideram a preferência de compra, com 28,4% das intenções. Eles são seguidos por eletrodomésticos, móveis e itens de vestuário.
O levantamento aponta ainda que o gasto médio esperado é de R$ 1,3 mil, um aumento de 4,5% em relação ao ano passado. A maioria dos consumidores planeja adquirir até dois itens. Entre os fatores que motivam as compras, destacam-se o desejo de renovar produtos (36,2%) e a expectativa por preços mais acessíveis (30,7%). Além disso, a pesquisa mostrou que 85,4% dos caxienses costumam monitorar preços antes de realizar as compras, com grande parte utilizando lojas físicas, sites de busca e redes sociais para avaliar promoções.
As preferências sobre o local de compra foram equilibradas entre online e presencial: 45,2% dos entrevistados preferem o comércio físico de Caxias, enquanto 17,7% optam pelo varejo eletrônico, 13,2% pelos canais digitais e 10,5% pelas lojas de shopping.
A pesquisa ainda mostra que em relação à intenção de compra, 39,8% afirmaram que desejam aproveitar as promoções da Black Friday para obter novos itens. A pesquisa da CDL Caxias também mostrou que mais da metade dos entrevistados confiam totalmente nas ofertas da data. Quando questionados se no ano passado fizeram compras no período, cerca de 37,6% dos entrevistados afirmaram que compraram exatamente o que queriam na Black Friday.