A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Científica, realizada na tarde desta sexta-feira, quer fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar na região da Serra. A parceria foi firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e as instituições envolvidas no Programa Integrado para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar que atuam na região de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra).
A contribuição do MDA para o acordo se dará em três frentes: auxiliar os agricultores para que eles tenham acesso às compras institucionais, apoiar as iniciativas em pesquisa e tecnologia, além de articular melhorias na infraestrutura da região, envolvendo o MDA e outros ministérios.
Após a assinatura do acordo, o ministro Pepe Vargas salientou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do país. Ele se disse comprometido com a iniciativa, e reforçou que ainda no primeiro semestre deste ano serão entregues mais de 4,8 mil retroescavadeiras para municípios com menos de 50 mil habitantes.
As entidades que participam do acordo são Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Universidade de Caxias do Sul, Emater, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Centro Ecológico de Ipê, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Sindicatos Rurais, Corede Serra, Embrapa, Federação das Cooperativas do Vinho (Fecovinho) e Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
Incentivo
Acordo entre Ministério do Desenvolvimento Agrário e cidades da Serra quer fomentar crescimento da agricultura familiar
Ministro Pepe Vargas se disse comprometido com a iniciativa, e que pretende ser um articulador com os demais ministérios
GZH faz parte do The Trust Project