Planejamento, parceria e política pública voltada às micro e pequenas empresas compõem a receita que Farroupilha desenvolveu para conquistar o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Melhor Projeto Estadual. Do Fundo do Quintal para o Núcleo Industrial é o nome da proposta, que abrange 10 ações para fortalecer as micro e as empresas de pequeno porte (MEs e EPPs).
O projeto, premiado no início deste mês, retoma a história do município, desde a década de 1970, quando foi criado o distrito industrial, e alinhava benefícios que vão desde a concessão criteriosa de terrenos a pequenos empreendedores até a informatização de sistemas fiscais. Em termos de recursos, o município já aplicou nas ações R$ 11.618.689,40.
Planejada pelas secretarias de Gestão e Governo, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Finanças, Assistência Social e Agricultura, a iniciativa já gera bons resultados. Desde 2009, cerca de 4 mil novos empregos foram gerados na cidade, e o projeto tem grande responsabilidade nesse avanço, destaca o prefeito Ademir Baretta (PMDB).
- Entre os pontos fortes do projeto estão a Lei Geral Municipal voltada às MEs e às EPPs, que beneficia muitas empresas, e a isenção da cobrança de alvarás dos microempreendedores individuais (MEI). A peça-chave da iniciativa são os cinco núcleos industriais. Um deles, o Santa Rita, está sendo estruturado agora, na nossa gestão -orgulha-se o prefeito.
Nesse núcleo, desde 2009, foram doadas 19 áreas para instalação ou expansão de micro e pequenas empresas. Os outros núcleos industriais, que nasceram em governos anteriores e ganharam continuidade, são Caravaggio, Cinquentenário, América e São José.
- Com essa descentralização, conseguimos evitar a sobrecarga de atendimento público numa única região da cidade - explica Jonas Tomazini, que respondia pela pasta municipal de Finanças até a última semana e deixou o cargo para concorrer ao Legislativo.
A Tecnova Preparação de Materiais é uma das 19 empresas do Núcleo Industrial Santa Rita. Ela recebeu o terreno de 5 mil m² da prefeitura, sendo que 2 mil m² são de área de preservação ambiental. Em troca da doação, a empresa tem obrigações a cumprir e que envolvem, por exemplo, a geração de empregos. Em contrapartida, ajudou financeiramente para a infraestrutura da área. Como as demais empresas envolvidas, a Tecnova integra a Associação do Núcleo Industrial Santa Rita.
- O novo núcleo industrial é importante porque ajuda a fortalecer e desenvolver mais a região. No nosso caso, na nova área, dependendo de como o mercado se comportar, vamos ter condição de duplicar o negócio. Hoje, temos 35 funcionários e trabalhamos com cerca de 400 empresas, entre fornecedores e clientes - ressalta Vinicius Pessin, um sócios do negócio.
Outra ação relevante do projeto contemplado pelo Sebrae é a Nota Farroupilha. A Amiga Informática foi o primeiro estabelecimento da cidade a participar da iniciativa, adotando e emitindo a nota eletrônica. Na avaliação da gerente geral da empresa, Sonia Maciel, o novo sistema agilizou as demandas fiscais, além de diminuir a papelada e, assim, colaborar ecologicamente.
Reduzir a burocracia, estimular a formalização, descentralizar os negócios e diversificar a indústria são outras decisões que a cidade tem levado muito a sério e que são contempladas pelo projeto.
Parcerias
O projeto Do Fundo do Quintal para o Núcleo Industrial conta, ainda, com parcerias, como a fechada com a Câmara de Indústria Comércio e Serviços (CICs), para viabilizar um escritório da Junta Comercial na cidade. Já a sala de atendimento do Sebrae surgiu com apoio do Sindicado do Comércio Varejista (Sindilojas).
Na área de qualificação profissional, trabalhadores podem, hoje, frequentar cursos na antiga Escola Técnica de Farroupilha (Etfar), atual Instituto Federal do RS (IFRS)-Campus Farroupilha, e na nova escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Economia
Farroupilha revela a receita que garantiu à cidade o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Do Fundo do Quintal para o Núcleo Industrial foi o projeto vencedor e destaca 10 ações desenvolvidas pelas secretarias com apoio de entidades
GZH faz parte do The Trust Project