<OBJECT id=playerFlash type=application/x-shockwave-flash height=280 width=306 data=http://mediacenter.clicrbs.com.br/skins/default/swf/playerChannel.swf?mediaXML=http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/RequestUrlEmbed.aspx;contentId=229738///channel=49&color=0x4D7BB9&autoStart=false&thumb=http://mediacenter.clicrbs.com.br/medias/IMAGES/1494149.jpg&channelLink=http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/home.aspx?channel=48&channelImage=http://mediacenter.clicrbs.com.br/includes/zerohora2011_topo_player.gif&channelColor=0x4D7BB9>
Um prejuízo de R$ 61 milhões que afetou 1,2 mil famílias e 4,8 mil hectares em 12 cidades da região. Essa é a extensão dos danos causados pelo granizo que castigou lavouras e deixou um cenário de devastação em diversas propriedades da Serra na última quarta.
Em Caxias do Sul, o prejuízo para a próxima safra é menor do que o estimado em um levantamento preliminar: 250 propriedades e cerca de 1 mil pessoas foram afetadas, resultando em um prejuízo de aproximadamente R$ 20 milhões.
- Mas esse é o prejuízo apenas para essa safra, sem contabilizar os danos com os parreirais perdidos - explica o secretário de Agricultura de Caxias, Nestor Pistorello.
De acordo com o secretário, os dados apresentados na reunião encerrada por volta das 16h30min desta segunda-feira no Sindicato Rural indicam que a situação de emergência deverá ser acatada nesta terça-feira pelo prefeito José Ivo Sartori.
- O prefeito não está hoje na cidade, mas pelo o que foi apontado na reunião amanhã ele deve se posicionar e acatar o pedido de situação de emergência - indica Pistorello.
O decreto de emergência respalda a busca de soluções para amenizar os prejuízos dos produtores atingidos. Pistorello ressalta que a intenção é garantir a renda dos agricultores e pleitear o abatimento de valores de quem possui dívidas com financiamentos.
- Só dar crédito não resolve porque há o comprometimento do produtor. A dívida passa para o ano seguinte, mas se ele não tem a renda da safra para pagar, como fica?
Leia mais na edição impressa desta terça-feira.
Em video, veja mais sobre os estragos causados pelo granizo na Serra