Para melhorar a produção da maçã, o engenheiro agrônomo e professor do curso de Agronomia da UCS em Vacaria, Murilo Cesar Santos, pesquisa qual método de condução do pomar é mais eficiente. Trocando em miúdos, ele avalia como arranjar os galhos da árvore, logo que ela começa a crescer, para obter mais praticidade e produtividade.
Numa área da universidade, plantou há um ano macieiras com três métodos diferentes. No primeiro, os galhos são presos fitas para que fiquem num ângulo de 90°, o estilo mais utilizado hoje. No segundo, os ramos são puxados para baixo, num ângulo negativo, para que aumente a circulação de seiva na planta. O terceiro modo de condução consiste em colocar diversos arames horizontais e amarrar os galhos neles, formando camadas de ramos como prateleiras. Conforme o professor, esse método é bastante utilizado na Europa, mas pouco explorado no Brasil.
- Pretendemos difundir esse método. Com ele, a pulverização se torna mais fácil. As frutas pegam mais sol, ficando mais vermelhas, e facilita também a colheita - explica Santos.
Neste ano, pela primeira vez, as macieiras deram frutos. O professor estima que em quatro anos, poderá apontar qual método é o mais eficiente.
Economia
Professor pesquisa método inédito no país para condução de macieiras em Vacaria
Estudo pretende avaliar qual a maneira mais prática e produtiva de dispor os galhos das plantas
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: