Se a intenção da prefeitura de Caxias do Sul ao convidar o Mississippi Delta Blues Festival a ocupar o centro de Caxias do Sul foi dar um sopro de vida ao entorno da Praça Dante Alighieri, nesta sexta-feira o que não faltou foram sopros de blues saídos dos pulmões dos saxofonistas Big Walker e Beto Saroldi, duas das principais atrações da segunda noite do MDBF.
Reunindo um público maior do que na quinta-feira, como esperado pela maior presença de visitantes de fora de Caxias, a noite foi marcada por shows que agradaram mais aos fãs que preferem escutar o blues mais puro, como apresentou o guitarrista de Chicago Tom Holland, por volta das 22h. Carismático e enérgico, Holland encontrou nos porto-alegrenses do Ale Ravanello Blues Combo a parceria perfeita para sua primeira turnê brasileira, entregando um show que colocou o público para dançar e se divertir, misturando músicas autorais e clássicos do gênero.
— Eu sou um cara de sorte. Sair de Chicago e vir a outro país com um representante da nossa tradição musical, e encontrar aqui um público tão apaixonado pelo blues e tão receptivo, tornou essa experiência inesquecível — comentou Holland, após o show catártico.
Se na área restrita aos pagantes a noite foi mais intensa pela maior presença do público em relação à quinta-feira, também nos palcos gratuitos os caxienses compareceram em bom número para curtir shows como o do guitarrista Uncle George, de Novo Hamburgo, que se apresentou na Casinha (agora instalada na Praça Dante).
— É muito legal ver esse evento tão legal se tornando ainda mais democrático e acessível a todos, ao mesmo tempo em que dá mais vida ao nosso patrimônio histórico, como é o Clube Juvenil. Tenho certeza que algumas das pessoas que neste ano só vieram para conhecer, no ano que vem vão querer comprar o ingresso e aproveitar todos os palcos. É uma sementinha sendo plantada — comentou José Carlos Brustolin, 57, que estava na praça com a companheira Verusca Prestes, 52.
Também na praça, curtindo os shows sentados em um banco numa parada de ônibus, Rene Oliveira, 37, e a esposa Tatiana Assoni, 47, destacaram que faltou, além dos shows, algumas opções de venda de comida e bebida na área gratuita:
— Nós viemos hoje e amanhã também vamos vir, porque é muito legal ver o nosso centro histórico iluminado e cheio de gente, com música boa tocando. Mas faltou uma integração maior com o resto do evento. Não tem nenhuma opção para comprar comida, nem bebida. Acho que isso pode melhorar para o ano que vem — avaliou Rene.
Responsável pelo último show da noite no palco principal, o cantor e guitarrista carioca Alamo Leal, já um velho conhecido do MDBF, agitou o público com hits como Unchain My Heart, de Ray Charles, e I Got Dreams To Remember, balada de Otis Reeding. Alamo, que se apresentou acompanhado de Beto Saroldi, no sax, e de Al Pratt, no teclado, também aproveitou o microfone para demonstrar solidariedade com os gaúchos, arrancando aplausos orgulhosos:
— Lá do Rio nós acompanhamos e nos solidarizamos muito com tudo que vocês passaram com a enchente. Eu não sabia se seria possível realizar o festival esse ano, mas o evento estar acontecendo e todos vocês estarem aqui só mostra a força do povo gaúcho.
O 15º Mississippi Delta Blues Festival se encerra neste sábado. Os ingressos ainda podem ser adquiridos no local ou na internet, pela plataforma Uniticket.
Confira a programação de sábado
Sábado (23/11)
18h20min e 19h30min: The Cotton Pickers (CXS)
21h e 22h10min: Renato Piau (PI) & Beto Saroldi (RJ)
23h40min e 0h50min: Tom Holland (USA)
PO' MONKEY STAGE (Casinha - gratuito)
Um show por noite em dois sets, exceto no sábado, que são dois shows com dois sets para cada
Sexta-feira (22/11)
20h45min e 21h45min: Uncle George Trio (NH)
Sábado (23/11)
18h15min e 19h45min: Guto Konrad (Sta. Cruz do Sul)
21h e 22h: Al Pratt (EUA - RJ) feat. Alamo Leal (RJ)
OLD KITCHEN STAGE/OPEN STAGE (subsolo do Clube Juvenil)
Um show por noite, em dois sets
Sexta-feira (22/11)
19h20min e 21h20min: Ícaro Chaves Band (RS)
Sábado (23/11)
19h20min e 21h20min: Hard Blues Trio (POA)
HARLEM INN STAGE (Praça Dante - gratuito
Um show por noite, na quinta e na sexta
Sexta-feira (22/11)
19h45min: Renato Piau & Beto Saroldi (RJ)
DEMAIS PALCOS
OLDMAN'S SHOW STAGE
Jam session comandada pelo músico Renato Velho, recebendo convidados e expondo instrumentos artesanais
HANG SUITE 122 (Boate Pelourinho)
Todos os dias: sets com DJ's Augusto Nesi, Beta Viegas & Coyote, entre outros.
JUKE JOINT CHAPEL (na Marquês do Herval)
Intervenções da Cia. Municipal de Dança, com releitura do espetáculo I See The Light (da primeira apresentação do grupo no MDBF)