A 39ª Feira do Livro de Bento Gonçalves se encerrou neste domingo (20). Segundo a secretaria de Cultura do município, nos 12 dias de evento, cerca de oito mil livros foram vendidos.
A Feira do Livro ocorreu na Via Del Vino e contou com nove bancas de livreiros, cerca de 30 mil pessoas circularam pelo local durante o evento. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, os números positivos mostram que o livro ainda é valorizado.
— É um evento que a gente trabalha com maior esmero e sabemos do significado que tem para a nossa comunidade, junto às crianças. Com certeza é o nosso maior festival multicultural, tendo como o carro-chefe o livro. É muito gratificante poder proporcionar às escolas, aos alunos essa aventura tão importante para a formação do ser humano — explica.
Entre os títulos mais procurados estão obras como o novo livro do escritor homenageado, Ismael Sebben, O cemitério de vagões e outros contos, da poeta Sabrina Dalbelo, O nome dela não importa. Já do patrono Eliandro Rocha, o título mais vendido foi Amigo secreto.
Uma das atividades de incentivo à leitura desta edição foi o Escritor na Escola, que contemplou mais de 10 mil alunos, com a presença de 35 autores na rede de educação ou na Via Del Vino. A escritora Elaine Cavion, autora de livros como O colecionador de águas e O mestre dos guarda-chuvas, esteve pela segunda vez participando da atração.
— É fundamental, pois o aluno olha o livro, lê, mas a presença do autor reforça o vínculo afetivo que a criança vai ter com o livro e a leitura. Culmina um trabalho que a escola realiza com a leituras — destaca a escritora.