Duas elogiadas produções europeias entram em cartaz nesta quinta-feira na Sala de Cinema Ulysses Geremia, em Caxias do Sul. Às 15h, estreia a animação “Proibido a Cães e Italianos”, do realizador francês Alain Ughetto. Às 19h30min, os fãs do cineasta britânico Ken Loach podem conferir O Último Pub, longa que o cineasta de 88 anos, premiado por filmes como “Ventos da liberdade”, de 2006, e “Eu, Daniel Blake”, de 2016, anunciou como sendo sua despedida do cinema.
Proibido a Cães e Italianos (2022) retrata a imigração italiana, mas não para a Serra Gaúcha no fim do século 19, e sim para a França do início do século 20. Produzido em stop motion - técnica que utiliza bonecos, normalmente feitos de argila - a história parte de um diálogo ficcional entre o próprio diretor e sua bisavó, que relata a saga da família desde a origem em uma vila empobrecida no Norte da Itália, até embarcar em uma jornada desafiadora e repleta de perda e sofrimento, porém em busca de uma vida mais próspera.
O Último Pub (2023), por sua vez, também trata de uma questão de imigração, porém mais atual, já que a história é situada em 2016. No longa ficcional, Thomas John Ballantyne, o TJ, é proprietário de um pub no Norte da Inglaterra, região conhecida por atrair muitos trabalhadores para as minas de carvão.
Na tensão entre operários ingleses e recém-chegados imigrantes sírios, o pub e seu proprietário terão papel fundamental para apaziguar os ânimos. O filme é considerado o mais sentimental do catálogo de Ken Loach, cineasta conhecido por um conjunto da obra de crítica contundente ao capitalismo _ o que não deixa de estar presente em seu longa derradeiro.
Ambos os filmes ficam em cartaz até o próximo dia 29, com sessões no mesmo horário da estreia. Entrada a R$20,00 e a meia-entrada é R$10,00 para idosos, estudantes e servidores públicos municipais.