A partir deste final de semana, o 24º Caxias em Cena irá levar dezenas de espetáculos e atividades teatrais, musicais e circenses aos mais variados palcos e espaços públicos da cidade. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Sesc Caxias do Sul e AM9 Produções, a programação segue até o dia 18.
A abertura será no Teatro Municipal Pedro Parenti, às 18h, seguida do espetáculo Pachamamáfrica, do trio porto-alegrense Nobre Tamboreiro, com participações das cantoras Paola Kirst, de Rio Grande, e Indira Castro, cubana radicada em Porto Alegre.
Prometendo ser um dos pontos altos da programação, Pachamamáfrica é um espetáculo cênico-musical recém saído do forno (a estreia ocorreu no final de julho, em Montenegro). No palco, os percussionistas Richard Serraria, Tuti Rodrigues e Mimmo Ferreira apresentam ritmos das tradições afro presentes no Rio Grande do Sul, num diálogo com outras vertentes ancestrais dos povos originários brasileiros e latino-americanos, enriquecido pelas vozes de Paola e Indira.
– Somos um grupo centrado nas musicalidades negras presentes no Rio Grande do Sul, como o candombe, o batuque de nação e as congadas, que no estado recebe diferentes nomes em cada região. Esse trabalho novo expande essa territorialidade musical para uma conversa com a musicalidade negra da Bahia, sobretudo, além de avançar no diálogo diaspórico com a santeria cubana, de matriz iorubá – resume Richard Serraria.
A semana inaugural do 24º Caxias em Cena traz ainda, na quarta-feira (15h), a peça infantil Frankinh@ uma história em pedacinhos, do coletivo porto-alegrense GOMPA; na sexta-feira, os espetáculos locais Desaniversário, da Cia Garagem de Teatro, no Espaço Cultural Tem Gente Teatrando (16h, gratuito), e A Espera, com Odelta Simonetti, na sede do teatro do Encontro (18h, R$ 20).
Além da programação que contempla os diversos grupos que movimentam as artes cênicas na cidade, outros destaques vindos de fora são o espetáculo de rua Malovin – Ópera Bufa (no dia 15), do artista argentino Tato Villanueva, e o espetáculo Miêdka (nos dias 17 e 18), da diretora porto-alegrense radicada em São Paulo Claudia Palma.
Todos os espetáculos, oficinas e demais atividades do Caxias em Cena podem ser consultados pelo Instagram @caxiasemcena2024, através de link na bio, ou pela plataforma virtual da Secretaria de Cultura. O caderno Almanaque também irá destacar as principais atrações dos primeiros dias.
PROGRAME-SE
O quê: abertura oficial do 24º Caxias em Cena, com o espetáculo Pachamamáfrica, dos Nobres Tamboreiros (POA)
Quando: domingo, a partir das 18h
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti (Casa da Cultura), em Caxias do Sul
Quanto: evento gratuito