Tem início nesta sexta-feira a 31ª edição do Ronco do Bugio, no CTG Rodeio Serrano, em São Francisco de Paula. O festival, dedicado ao único ritmo musical genuinamente gaúcho, o "bugio', terá duas noites de mostra competitiva de composições, além de shows e baile. O evento é gratuito.
A programação se inicia às 18h30min desta sexta, com a apresentação das músicas concorrentes locais e concurso instrumental de gaita. Na sequência, show com o Quarteto Coração de Potro e baile com o conjunto Batendo na Marca.
No sábado, às 18h tem show com Pedro Ernesto Denardin. Na sequência, ocorre a mostra competitiva de composições na fase geral, seguido de show com César Oliveira e Rogério Melo e baile com o grupo Cantando o Rio Grande.
Também dentro da programação, a fim de valorizar o bugio como Patrimônio Cultural Imaterial de São Chico, ocorre na manhã de sábado, a partir das 9h30min, o Seminário e Roda de Conversa sobre o ritmo Bugio, seguido do Ronco Estudantil, que irá contar com apresentação de alunos da rede municipal. É aguardada no evento a presença da secretaria de Cultura do Estado, Beatriz Araújo.
O festival conta com 20 composições inéditas com o ritmo Bugio, sendo 10 de autoria de compositores ou intérpretes nascidos ou moradores de São Francisco de Paula, e outras 10 composições para músicos de todo o Estado.
A premiação soma R$ 23 mil, distribuída entre os vencedores das melhores composições, melhor instrumentista, melhor intérprete, música mais popular e melhor instrumental de gaita.