Passados dois anos desde que recebeu uma intervenção artística, a Rua Irma Valiera, em Caxias do Sul, voltará a ser cenário de atrações culturais. Neste sábado (8), uma festa junina aberta ao público será realizada no trecho entre as ruas Doutor Bozano e Teixeira Mendes, em frente ao grande muro pintado.
O evento se inicia às 15h, com alimentação, brinquedos infláveis, música com o DJ Dani Corso e a apresentação da peça teatral “As Aventuras do Fusca à Vela”, do Grupo Ueba. O teatro acontece às 16h e as demais atrações se estendem até as 18h. Ainda, a Secretaria Municipal de Saúde estará no local aplicando a vacina contra a gripe e o Banco de Alimentos receberá doações para os atingidos pela chuva.
Durante a Festa Junina, alunos do projeto Jornalistas do CAE realizarão a cobertura do evento. A partir dos registros de textos, fotos e desenhos, um jornal será elaborado. A primeira edição será lançada após o segundo evento a ser realizado neste ano. Os jornais poderão ser encontrados nos eventos que o Vivacidade planeja promover entre 2024 e 2025.
A festa junina é o primeiro evento de uma série com seis ações previstas na segunda edição do projeto Poesia de Rua. As demais atividades estão sendo elaboradas pelo grupo Vivacidade, responsável pelos eventos. A ideia é que esses eventos movimentem a população caxiense em ações culturais.
Assim como ocorreu nos anos de 2020 e 2021, período da primeira edição do projeto, o Ministério Público será o financiador do Poesia de Rua. A instituição irá destinar os valores dos termos de ajustamento de conduta (TACs) para a realização das atividades.
Na primeira edição do projeto, postes e muros foram coloridos pelos mesmos alunos que atuarão como jornalistas mirins. Por meio do Poesia de Rua, um evento também aberto ao público, na Rua Irma Valiera ofereceu sessão de cinema, teatro, aula de yoga, entre outras atividades.
Conforme Madeline Juber, integrante do Vivacidade, todas as atividades realizadas entre 2020 e 2021 impactaram diretamente cerca de mil pessoas, entre moradores das proximidades da rua, alunos do projeto e público presente no evento. Neste ano, a perspectiva é de que a festa junina atraia um público de no mínimo 200 pessoas.
— Este momento do Poesia de Rua é voltado à ocupação. É o momento de as pessoas se apropriarem do espaço que criamos na primeira edição. Todas as atividades planejadas para este evento do sábado promovem a ativação do espaço urbano, e o que esperamos é que o público venha — explica.
Serviço:
::: O quê: Festa junina do Poesia de Rua.
::: Quando: sábado (8), das 15h às 18h.
::: Onde: Rua Irma Valiera, entre as ruas Doutor Bozano e Teixeira Mendes, com entrada gratuita.