Ainda que diversos shows, apresentações artísticas e outras atividades culturais tenham sido suspensas ao longo da última semana, com o avanço dos estragos provocados pela chuva no Estado e na região, diversos espaços já começam a retomar sua programação em Caxias do Sul. Além dos citados abaixo, os museus municipais reabrem todos nesta terça-feira em seus horários normais, uma vez que nas segundas-feiras não há expediente. Na coluna do Marcelo Mugnol tem atualização sobre outras atrações previstas para esta semana, ou canceladas. Confira:
Galerias de artes
No Centro de Cultura Ordovás, o horário de atendimento está normalizado desde ontem. Com isso, será possível conferir, a partir de sexta-feira, a Exposição Comemorativa: AMARP 20 ANOS, na Galeria de Arte. Na Sala de Exposições, dentro do mesmo contexto, entra em cartaz "Pinacoteca 1975: A origem do Acervo Municipal de Artes Plásticas", que apresenta o recorte da primeira exposição realizada no Museu Municipal, na época da Pinacoteca Aldo Locatelli, em 1975.
Na Galeria Municipal Gerd Bornheim, a abertura da exposição "Por um Fio", da artista plástica Susan Mendes, que estava marcada para a última sexta-feira, está confirmada para ocorrer nesta quarta-feira. Não será feita recepção, contudo. A mostra fica em cartaz até o dia 29 de maio.
Cinema do Ordovás
A Sala Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, reabre nesta terça com a exibição de "Verissimo', documentário dirigido por Angelo Defanti, que, cuja estreia seria na semana passada. Sessão às 19h30min. Na quarta-feira, tem pré-estreia do longa nacional "Vermelho Monet', de Halder Gomes, às 19h30min. De quinta-feira a domingo, tem "Verissimo" às 15h, "Vermelho Monet" às 17h e "Plano 75", longa do diretor japonês Chie Hayakawa , que já estava em cartaz, às 19h30min. Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia entrada).
Teatro Pedro Parenti
O Teatro Municipal Pedro Parenti só voltará a ter atração no dia 18 de maio, com apresentação da peça Orgulho e Preconceito. No sábado, às 20h, a Orquestra Municipal de Sopros apresenta o concerto "Molduras Sonoras", em homenagem aos 20 anos do AMARP.
A programação da Semana da Dança, que teve de ser adiada, ainda não tem data para ser remarcada. A coordenadora da Unidade de Dança, Paula Giusto, afirma estar em contato com 20 grupos que não puderam se apresentar, a fim de encontrar uma data disponível que também coincida com a agenda aberta do teatro.
Sesc Caxias do Sul
Com o adiamento do show em tributo a Elis Regina com Camila Lopez e banda, que iria ocorrer esta quinta-feira, e também das atividades do programa Sesc Mais Leitura prevista para quarta e quinta-feira com Duda Falcão, o Sesc Caxias do Sul deve retomar as atividades com o espetáculo Zaratustra, Uma Transvaloração dos Valores (Grupo Tá na Rua/RJ). Será no dia 14 (terça-feira), mas ainda depende de confirmação, de acordo com a viabilidade de realizar o espetáculo, que integra a programação do programa Palco Giratório.