Em julho do ano passado eu escrevi uma crônica chamada A poeta em que eu antecipava que estava pra sair um novo livro da escritora Nil Kremer. Nove meses depois, escrevo pra anunciar que a obra Antes que o torpor vença está em pré-venda. Tive o privilégio de ler os poemas aqui reunidos antes de o livro ter sido selecionado pela Patuá, uma das mais importantes editoras independentes do mercado brasileiro.
A apresentação de Antes que o torpor vença é da escritora Maria Valéria Rezende, vencedora de três prêmios Jabuti, e dos prêmios Casa das Américas, São Paulo de Literatura e finalista do Oceanos de Literatura. Deixo aqui apenas um trecho do texto da Maria Valéria sobre o livro da Nil:
"Sim, precisamos de poesia como essa, cujo ritmo impecável e riqueza semântica nos levam longe, para dentro ou para fora de nós, que de contradições e sonhos somos feitos".
A obra está à venda pelo site oficial da Patuá neste link. Quando tiver a confirmação da data de lançamento eu aviso aqui pra vocês. Por ora, só sei que vai ser no Zarabatana Café.
Trecho
Segue aqui abaixo um dos poemas do livro pra tua fruição:
toda migração é desterro
gera cacos
pede rejunte
toda migração é cicatriz
rasgo raso
profundo corte
toda migração é mergulho
mil léguas de apneia
âncora fora do prumo
toda migração é tiro no escuro
alvo sem norte
recorte e colagem
toda migração é travessia
mais de uma via
mudança de faixa
toda migração é corredeira
naufrágio, onda inteira
mar revolto