Essa é a história de uma jovem que percorria a trajetória da arte com intensidade. Envolvida com dança e literatura, a curta e intensa trajetória de Eduarda Braun será transformada em livro e minidocumentário. A jovem morreu em 2021, aos 17 anos, após a descoberta de um câncer. Por meio do projeto Duda Vive, família e amigos lançam textos inéditos da Duda, neste sábado (1), às 19h30min, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves.
A ideia partiu da família dela, ainda em 2022, mas, durante a seleção de textos, foi descoberto um acervo maior do que o imaginado. Entre os achados estava o romance Nevasca, que faz parte de uma trilogia que ficou inacabada. A obra a ser lançada no sábado, reúne o romance, uma coletânea de poemas e os contos A Tia e Flores, Pétalas e Rodas-gigantes – publicados na antologia Nem Tudo Foi Dito, resultado das oficinas literárias Contantes, ministrado pelo professor e poeta Douglas Ceccagno, das quais Duda participou.
Um dos produtores do projeto, Guilherme Krema, conta que conheceu Duda por meio da oficina Contantes e que, mais tarde, soube da trajetória da jovem na dança:
— Quando a gente fez o lançamento do livro Nem Tudo Foi Dito, ela fez uma apresentação de dança. Então, a gente descobriu esse trabalho que ela tinha como bailarina. Na verdade, vem desde a infância dela e ela sempre desenvolveu muito isso, tanto que no documentário tem muita gente que foi entrevistada, professoras e colegas de dança, que acompanharam essa trajetória dela. Eles ressaltam muito como ela se expressava através da dança e como isso era potente — define Guilherme.
A iniciativa, de acordo com Krema, busca relembrar e valorizar a trajetória artística de Duda, incentivando jovens a realizarem seus sonhos. Após o lançamento, no sábado, o grupo de produtores percorrerá quatro escolas de Bento Gonçalves para exibir o documentário.
— Vamos com um viés de que, por mais jovem que a pessoa seja, como a Duda, que estava recém concluindo o Ensino Médio, é possível sonhar com arte e trabalhar com diversas vertentes da arte. E, claro, ela encontrou pessoas que incentivaram e fortaleceram isso nela. Deram espaço pra ela criar e se encontrar dentro da arte. Mas que outros jovens, talvez até mais novos do que ela, também possam sonhar com a arte e se desenvolver artisticamente, se quiserem.
Programe-se
- O quê: lançamento do livro e minidocumentário Duda Vive.
- Quando: sábado (1º), às 19h30min.
- Onde: Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Bento Gonçalves).
- Quanto: o livro custa R$ 32. A renda será revertida integralmente à escola Alfredo Aveline para auxiliar na construção de um palco sustentável que será denominado “Espaço Eduarda Braun”, no bosque da escola.